( Amoroso comenta a obra de Gibran e o dedica a eterna menina e iniciada Tulasy Deva Maharaj )
“Será, acaso, o dia da separação o dia do encontro? E será dito que meu anoitecer ,era na verdade minha aurora ?" ( O profeta _ Gibran )
“Õ monges, tudo que vive junto, está sujeito a separação. Amo essa frase de Gautama.Gosto de estudar seu pensamento. Mas acho fantástica essa pergunta de Al-Mustafá: ’Será acaso o dia da separação o dia do encontro ?”
Li Cartas ao Meu Pai ,de Franz Kafka , e vi como o mesmo era perturbado devido ao seu contato com o genitor.Vi o Cristo proclamar ; “ Não sabeis que devo cumprir a obra de meu Pai ?”
O Cristo necessitou se afastar do pai terreno para encontrar-se com o Pai sobrenatural , e depois, da prisão ao Calvário se fez necessário afastar-se do Pai Divino ( “Pai , por que me desamparastes ? “), para encontrar-se consigo mesmo.
O encontro consigo próprio não é fácil.
O encontro consigo mesmo dói.
O encontro consigo mesmo amadurece,
Toda as denominações evangélicas se baseiam no relacionamento de Jesus de Nazaré com o Pai. Mas para mim o ponto alto da vida de Jesus é quando ele se sente afastado da Fonte e é obrigado a relacionar-se consigo mesmo!
Para mim todos os seus milagres os seus ditos, as suas preces e caridades não valem essas poucas horas de desamparo, de solidão terrível, de angustia , de humanidade.
O que um homem faz de si mesmo quando sem nenhum apoio? Com ele age com seus semelhantes quando segregado da família, longe dos amigos, sem nada do que se valer?
Para mim, foi ai que o Filho de Deus mostrou ser filho do homem!
São nessas suas ultimas horas sobre a terra matéria de minhas meditações, mais profundas!
É aqui que eu choro.
É aqui que eu me converto.
É aqui que eu me salvo !
Gosto de ver Dante, o gênio florentino, exilado de sua pátria amada, sentado a escravinha a pensar e repensar a mais fabulosa saga que o homem já havia visto :A Divina Comedia. Não tivesse sido ele isolado de seu mundo, de eterna Beatriz, teria ele escrito tamanha epopeia?
E Miguel de Cervantes, ali no calabouço, convivendo com insetos,escuridão e miséria escreve seu inigualável livro Dom Quixote de La Mancha.
Teria Petrarca escrito seus lindos sonetos (posteriormente plagiados por Camões ) se sua paixão por Laura tivesse sido correspondida ?
Amo a frase-pérola de Nietszche: “É preciso ter um caos dentro de si, para dá luz a uma estrela cintilante” “.
Longe da multidão o gênio pensa, na solidão o poeta escreve.
Sim, é no dia da separação que jaz o encontro!