A Páscoa brasileira

A páscoa trás consigo vários signos e significados.

Desde comemoração do Pessach, a passagem dos hebreus do Egito para Canaã, à tradicional festa cristã que relembra a ressurreição de Cristo, ou mesmo a fertilidade representada na figura do coelho e os tradicionais ovos (que simbolizam a nova vida ou quando pintados, significando a luz do sol), essa data é comemorada amplamente em várias nações.

Como existem vários significados para essa comemoração, nessa reflexão, buscarei interpretar qual deveria ser a nossa PASSAGEM, ou seja, nosso êxodo para um Brasil melhor.

Os hebreus viviam escravizados no Egito, sonhavam com o dia em que pudessem viver longe do julgo daqueles que não representavam suas vontades e mesmo necessidades. Planejaram sua libertação, mesmo que significasse enfrentar a perseguição de seus inimigos e os perigos do desconhecido deserto.

De todos adultos que saíram do Egito, apenas dois, Josué e Calebe, entraram na terra prometida, Canaã. Mas as gerações futuras gozaram do benefício trazido pela luta daqueles que corajosamente enfrentaram o desconhecido.

Creio que em nosso Brasil, já é hora de atravessarmos o deserto da corrupção. Enfrenta-lo sob o sol causticante de nosso judiciário ineficaz.

É hora de deixarmos afogados no mar do arrependimento todos aqueles políticos que não souberam nos representar, servindo de exemplo notório, aos próximos candidatos.

Como faremos isso? Não votaremos em ninguém que tenha qualquer indício de corrupção, naqueles que votaram em benefício próprio, como aumento absurdo de seus próprios salários. Também não votaremos naqueles que foram coniventes com a corrupção ou em outros que tenham em seu passado qualquer mácula pública.

Sobrarão poucos? Creio que sim! Mas é hora de atravessarmos esse deserto, abrindo caminho para uma real democracia. Livre de toda corrupção? Creio que não, mas marcada historicamente por um povo que não foge à luta e valoriza o sangue derramado daqueles quem em tempo de DITADURA, lutaram bravamente pela liberdade que gozamos hoje.

Eia, pois, brasileiros avante! Usemos nossa maior arma democrática, o voto, para que nesse ano, possamos marcar a PÁSCOA brasileira para um futuro melhor.