Reflexão - Páscoa

“Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?”

Esta é uma pergunta proferida há muitos anos, em Jó 14:14. Era uma pergunta de fé, que é complementada pelo resto da passagem:

“Todos os dias de meu combate esperaria, até que visse a minha mudança”.

Esta pergunta foi finalmente respondida por um anjo, numa manhã como a de hoje, em Mateus 28:6 –

“Ele não está aqui, porque já ressucitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o senhor jazia”.

Lemos também em 3 Néfi 11:14 – "Levantai-vos a aproximai-vos de mim, para que possais meter as mãos no meu lado e também apalpar as marcas dos cravos em minhas mãos e em meus pés, a fim de que saibais que eu sou o Deus de Israel e o Deus de toda a terra e fui morto pelos pecados do mundo"

.

Na conferência de Abril de 1994, Gordon B. Hinckley, comentou sobre o significado deste dia:

“Em toda a cristandade, em toda a Terra, hoje é comemorado o aniversário do maior milagre da história da humanidade. Um milagre que envolve todos os que viveram, vivem e viverão nesta Terra. Nada do que foi feito antes ou depois afetou de tal maneira a humanidade quanto a expiação realizada por Jesus de Nazaré, que morreu na cruz do Calvário, foi sepultado na tumba de José de Arimatéia e, no terceiro dia, ergueu-se da sepultura como o Filho Vivo do Deus Vivo, o Salvador e Redentor do mundo”.

De fato, antes da vida do salvador ao mundo, a páscoa já era uma data celebrada como um dia de libertação. Os judeus a comemoravam em homenagem à libertação que Deus lhes permitiu pelas mãos de Moisés.

O guia de estudo das Escrituras nos ensina:

“A festa da páscoa judaica foi instituída para ajudar os filhos de Israel a se lembrarem da época em que o anjo destruidor passou por suas casas sem levar seus filhos e libertou-os dos egípcios.Os cordeiros sem mancha, cujo sangue foi usado como sinal para salvar a Israel antiga, eram um símbolo de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, cujo sacrifício redimiu toda a humanidade”.

Lemos em Êxodo 12:27 –

“Este é o sacrifício da Páscoa ao senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo inclinou-se e adorou”.

Vemos também o princípio e a necessidade desse sacrifício ao lermos Alma 9:27 –

“E eis que virá para redimir os que se batizarem para o arrependimento, pela fé em seu nome”.

Para encerrar, vamos ver o que dois dos líderes do senhor na terra hoje nos ensinam sobre esse dia. No discurso Jesus de Nazaré de David B. Haight -

“Hoje é Páscoa—dia designado para a comemoração da ressurreição física do Salvador do mundo(...). Cada um de nós tem uma dívida profunda com Ele, pois fomos comprados pelo derramamento de Seu precioso sangue. Certamente é nossa obrigação seguir Suas admoestações, crer em Seu nome e testificar Dele e de Sua palavra”.

E no discurso de Thomas S. Monson - O que Ele desejaria que Fizéssemos -

“Antes da páscoa, deve haver uma cruz. E muitos têm que carregar cruzes pesadas. Com o nascimento do Infante de Belém, surgiu uma grande investidura – um poder maior do que as armas, uma riqueza mais duradoura que as moedas de César(...).Ele dá a ordem, e aos que Lhe obedecerem, sejam sábios ou humildes, Ele se revelará(...) nos conflitos, nos sofrimentos que irão enfrentar ao associarem-se a Ele; e aprenderão por experiência própria quem Ele é”.

Encerro prestando o meu testemunho também; este é o dia em que o Homem venceu a Morte. Todos nós vamos ressucitar um dia. Também teremos a chance de voltar a viver com Deus. Mas isso só se tornou possível porque Jesus cristo morreu por nós e, claro ,venceu a Morte. Ele nos permite vencê- La também. Em nome de Jesus Cristo, Amém.