Estudo Dirigido - Livro: Teoria da Literatura, de Roberto Acízelo
1 - Como Roberto Acízelo considera a relação entre teoria e senso comum?
• Para Acízelo, a teoria existe para problematizar aquilo que o senso comum costumaperceber de forma mais simplista e superficial. A teoria busca responder de maneira mais profunda às questões que lhe são propostas ou que ela mesma se propõe.
2 - a) Em que consistem, para Acízelo, as atitudes descritivista e normativista na teorização sobre a literatura? Como, historicamente, essas atitudes têm se manifestado?
• Normativismo: a atitude normativista absolutiza certos valores tidos como mais elevados, o que coloca as questões literárias num círculo estreito de dogmas, fixando-lhe normas e preceitos.
• Descritivismo: resume-se a descrever, por exempl o, as partes de uma obra literária, sem impor regras e normas e possibilitando maior abertura especulativa.
Como, historicamente, essas atitudes têm se manifestado?
• Nos séculos V-IV aC: em Platão/Aristóteles (época clássica Grega) – mesmo tendo havido colocações de regras, manteve-se a possibilidade da especulação aberta.
• Depois da época clássica, o tom normativo/dogmático se impõe.
• Na Idade Média, séculos XI a XIII – Persistem as regras e normatizações.
• Dos séculos XV a XVIII – Atitude normativa: dogmas e preceitos.
• No século XIX – A obra literária passa a ser considerada criação singular de um indivíduo dotado de genialidade, razão pela qual não seria possível conformá-la a um receituário: atitude especulativa.
b) Em que consiste o impressionismo crítico?
É quando o texto literário suscita a seu respeito observações de caráter pessoal e que não constituem propriamente o resultado de uma teorização, mas apenas o registro de sentimentos, impressões e julgamentos emanados da subjetividade do crítico. Baseia-se numa atitude antiteórica, como se a atitude teórica viesse a desmerecer o emocional contido no texto.
3 – a) Em que consistem a Retórica e a Poética?
A Retória e a Poética não tratam exclusivamente da literatura. A primeira se atém ao problema do poder da persuassão que se pode investir na linguagem verbal e surgiu na Grécia no século V aC. Seu objetivo era sistematizar os recursos capazes de dotar de eficiência a argumentação pela palavra, bem como de tornar o discurso mais atraente e convincente.
A Poética surgiu no período clássico grego. Cuida dos gêneros em literatura.
Em que aspectos e em que momentos históricos essas disciplinas se aproximam e se afastam?
Inicialmente, até o século I dC, Retórica e Poética constituem saberes distintos.
A partir de I dC, a linha divisória se dilui na medida em que a Retórica incorpora aos seus estudos a composição escrita e acaba por absorver a Poética até os fins do século XV.
No século XV a Poética recobre a autonomia, ressurgindo a distinção entre Retórica e Poética.
b) Quais são os conceitos-chaves da Poética de Aristóteles? Explique-os.
• Mímese: a literatura e a arte em geral consideradas como imitação da vida.
• Verossimilhança: a poética deve engendrar situações segundo a sua própria lógica interna e independentemente de semelhanças com a vida real, com a realidade.
• Catarse: mediante a criação de situações fortes e comoventes, o texto deve levar o leitor a uma espécie de purificação ou clarificação racional das paixões
• Gêneros literários: distinção entre tragédia, comédia, epopéia, etc.
c) Explique as distinções que Acízelo faz entre poética e poesia. De acordo com o autor, como esses termos circularam historicamente?
• Poética: deriva da palavra poesia, o que permite concluir que a disciplina tem a poesia como objeto. Na antiguidade clássica a poética tinha como objeto a linguagem metrificada.
• Historicamente: com o romantismo, a poética entrou em crise, já que os seus conceitos se associavam ao ultrapassado classicismo. Nesta época, a prosa de ficção (romance) começa a tomar maiores proporções no gosto dos autores, leitores e críticos, e a poética se revela imprópria para designá-lo, já que remetia à idéia de poesia metrificada.
• A partir do século XIX e XX, o termo poética volta a circu lar, mas seu objeto de estudo passa a ser outro: a literatura em geral, em prosa e verso. Poética, então, passa a ser sinônimo de estudos literários.
d) Qual é o objeto de estudo da Estética e qual o papel dessa disciplina na história dos estudos sobre a literatura?
A disciplina Estética surge no século XVI, com a obra de Alexander Gottlieb Baumgarten, e se dedica ao estudo do belo, o conjunto das chamadas categorias estéticas (belo, gracioso, sublime, etc.), um tipo especial de sensibilidade, o julgamento do gosto, a arte em geral, as formas.
A literatura, como uma modalidade específica de arte, também faz parte do interesse da Estética.
e) Quais são as bases da História da Literat ura desenvolvida a partir do século XIX e quais são os três modelos que essa disciplina então assume?
A História da Literatura vem ocupar o espaço deixado pela superação da retórica e da poética. A pesquisa se torna histórica, isto é, pretende dar conta das origens e dos processos de transformação e busca explicações causais para os fatos.
Modelos assumidos pela História da Literatura:
• Natureza biográfico-psicológica: os estudos enfatizam a vida do autor e não o texto literário
• Natureza sociológica: busca analisar os fatores políticos, econômicos, sociais e ideológicos tidos como determinantes do texto produzido.
• Modelo filológico: fiel aos princípios cientificistas e historicistas dominantes, a filologia evita o normativismo e as avaliações críticas, buscando reconstruir textos (normalmente os textos antigos) afastados da concepção original de seus autores devido ao passar do tempo; explicar textos por meio de notas esclarecedoras (históricas, geográficas, mitológicas, etc.), textos que tenham ficado obscuros para os leitores contemporâneos; e inventariar as fontes e as influências de autores do passado sobre as obras atuais.
f) Em que momento e por que razão desenvolve-se a chamada Critica Impressionista e quais são seus principais fundamentos?
A crítica impressionista se desenvolve no sécu lo XIX (em torno de 1880) diante dos modelos que buscavam estudar a literat ura a partir de um ponto de vista estritamente científico e utilizando métodos que buscavam ser objetivos.
A crítica impressionista surge trazendo aos textos literários elementos ditos subjetivos: a emoção, o relativismo dos julgamentos pessoais e o prazer provindo da leitura de um texto literário.
A crítica impressionista se define pelo seu carátes pessoal, relativo e artístico, avesso à objetividade do tratamento científico.
4 – a) Explique, de modo resumido, como se dá o surgimento da Teoria da Literatura (na acepção que o termo assume no século XX) e aponte qual é o seu traço marcante.
A Teoria da Literatura surge no início do século XX, no momento em que começam a ser superados o historicismo e o positivismo (apologia da ciência como conhecimento neutro e objetivo).
O campo de estudo pretende analisar não as causas exteriores determinantes do texto (a vida do autor os os determinismos ambientais, por exemplo), mas o próprio texto literário, analisando-se a coerência interna das obras denominadas de artísticas, ou seja, o romance, a tragédia e o poema.
As várias correntes do novo modo de estudar a literatura (estilística, formalismo eslavo, escola morfológica alemã, a nova crítica anglo-americana e a fenomenologia dos estratos) serão sistematizadas no tratado de René Wellek e Austim Warren, de 1949, “Teoria da Literatura”.
Traço marcante: a linguagem e a forma são mais importantes do que o conteúdo do texto literário.
b) Exponha, resumidamente, os passos pelos quais Acízelo chega à conclusão de que o objeto da Teoria da Literatura é a literariedade.
Segundo o linguista russo Roman Jakobson, a literariedade é “aquilo que torna determinada obra uma obra de arte”. O objeto da Teoria da Literatura é a literariedade do texto.
Isto tem a ver com a definição de literatura a que se chegou: “parte do conj unto da produção escrita e, eventualmente, certas modalidades de composições verbais de natureza oral (não escrita), dotadas de propriedades específicas que basicamente se resumem numa elaboração especial da linguagem e na constituição de universos ficcionais ou imaginários.
A presença num textos dos citados conceitos sublinhados é que construiriam a literariedade num texto literário. Assim, o objeto da Teoria da Literatura seria a literatura stricto sensu, englobando as manifestações em linguagem metrificada ou não, desde que em tais manifestações se reconheçam as propriedades consideradas artísticas (elaboração especial da linguagem, propriedades específicas e constituição de universos ficcionais ou imaginários).
c) Procure explicar, a partir do exemplo da página 51, em que consiste a chamada literariedade.
A literariedade consiste em utilizar-se das palavras de determinado modo especial e na qual venha a se dar a constituição dos universos imaginários e ficcionais.
No exemplo da página 51, a palavra “descansava” e o uso das reticências tornam o texto um texto literário. Ele se caracteriza por um desvio às normas e ocorrências comuns da linguagem.
d ) Quais são os princípios do método linguístico e quais os problemas, segundo Acízelo, do emprego exclusivo desse método nos estudos literários.
• Imanência: a investigação se atém apenas ao funcionamento interno da estrutura, interessando-lhe apenas explicar a rede de correlações e oposições que as diversas unidades contraem entre si no interior da estrutura. Dessa rede resulta a significação das formas da língua.
• Níveis de análise: as unidades da estrutura se deixam analisar segundo suas próprias instâncias de organização nos níveis fonológico, morfossintático e semântico.
• Integração: as unidades reveladas por um nível de análise, pertencentes a um subsistema, se inserem no subsistema imediatamente superior, combinando-se para, por sua vez, formarem as unidades desse subsistema.
• Problema do método: o apego ao texto acabou vedando o acesso a outras questões importantes, como as ideológicas, históricas, culturais, econômicas, etc.
5 – a) Qual o papel da Linguística no estabelecimento de relações entre a Teoria da Literatura e outras disciplinas?
Percebeu-se que a linguística era um campo fundamental para o estudo da realidade humana, uma disciplina-chave. A linguística então se tornou paradigma para todas as demais ciências, instaurando-se a prática das pesquisas interdisciplinares.
Algumas disciplinas fizeram uso constante da linguística e se beneficiaram bastante, como foi o caso da Psicanálise e da Antropologia. O mesmo se deu com a Teoria da Literatura: como seu objeto é constituído igualmente por ocorrências da linguagem verbal, foi muito influenciada pelo método e pelos conceitos linguísticos.
Assim, a Teoria da Literatura passou a manter relações com outras disciplinas, como:
• Antropologia e Psicanálise: estas disciplinas lidam também com formações de linguagem, modalidades discursivas, elementos simbólicos e imaginários.
• Semiótica ou semântica: interessada no estudo dos signos, nos tipos de linguagem (principalmente as visuais, a gesticulação, etc.).
• Teoria da Informação ou da Comunicação.
Houve aproximações ainda com alguns ramos das ciências exatas, baseado no parentesco entre a linguagem verbal e as linguagens artificiais de fundamentação matemática: a lógica matemática, a Teoria dos Conjuntos e a Teoria dos Jogos.
Houve ainda contatos com a História, a Sociologia e a Psicologia.
b) Quais seriam, de acordo com Acízelo, os núcleos básicos de investigação da Teoria da Literatura?
• Questão do método, objeto e estatuto da disciplina: neste núcleo discute-se, por exemplo, se a Teoria da Literatura constitui ou não uma ciência.
• Afinidades com outros setores do saber, principalmente da área das ciências humanas.
• Histórico dos estudos literários: é preciso muitas vezes retornar aos estudos antigos (por exemplo, à Poética de Aristóteles) para fazer avançar e encontrar novos caminhos na análise literária.
c) Qual seria, na opinião de Acízelo, a finalidade da Teoria da Literatura?
Através da Teoria da Literatura, a literatura deixa de ser apenas uma fantasia encantadora e comovente, para se apresentar como produção cultural tão plantada na realidade, na vida, quanto empenhada em revelar seus aspectos mais esquivos à nossa compreensão.