Um Segredo que não é Segredo

Vou falar sobre um segredo, que, na verdade, não tem nada a ver com segredo. É apenas uma forma de conduzir a vida para que todas as coisas que empreendemos passem a resultar no mais absoluto sucesso. Desde que o homem é homem essa ferramenta existe e sempre esteve ao alcance de qualquer pessoa, não importa qual seja a sua condição de vida, cor, credo ou nacionalidade. Ela independe de dinheiro para que funcione. Todos podem ter acesso a essa maravilha transformadora do destino humano. Para falar a verdade, até os animais irracionais são possuidores dessa incrível ferramenta, mas eles não possuem acesso tão completo a ela como nós possuímos. Todos, sem exceção, já a utilizam em suas vidas, porém a maioria não dá a ela o valor que merece, pois não possui consciência do seu enorme poder; estão, diria, adormecidos quanto à necessidade da aplicação desse inigualável potencial de vida. A ciência trabalha; pesquisa a origem da vida, a cura das doenças, estuda durante anos, décadas, os efeitos das substâncias colhidas ao longo de milênios com a respeitosa intenção de melhorar a vida humana. Todavia, a despeito de todo esforço que vem se acumulando ano a ano a felicidade parece uma utopia diante de tanta tragédia que se abate sobre o gênero humano.

O destino do ser humano é ser feliz, é desfrutar de uma vida completa em todos os sentidos. A valorização excessiva da matéria tem sido a causa principal dos dissabores e acaba por frustrar o ser ao final de uma vida de luta e frustração. Aquilo que acreditamos no fundo da mente subconsciente acaba por se concretizar em nossa vida, quer queiramos ou não, quer acreditemos nisto ou não. Os quem valorizam em demasia os bens materiais, por exemplo, viverão em função dele e tudo que empreenderem vai acabar sendo em função da conquista e da manutenção desses bens materiais. É preciso entender e interpretar corretamente as coisas que lemos ou ouvimos a fim de não tirarmos conclusões precipitadas ou equivocadas. Quando se fala em valorizar bens materiais não se está, em hipótese alguma, querendo menosprezar, muito menos abdicar-se desses bens. Eles são necessários; a riqueza material é necessária a fim de que, com ela, amplie-se o leque de ajuda humanitária aos menos favorecidos. Não falamos aqui exclusivamente de nações ou associações como Ongs, mas individualmente, também. Ser rico e desfrutar de fartura material significa que o sentido da vida foi captado em parte. Equilibrando-se esta riqueza com a sabedoria de Deus, amplia-se o horizonte de ajuda, pois muitos poderão sentir-se beneficiados. É assim que deve funcionar o mundo.

Agora, falemos do que está acontecendo no mundo que vem a contrariar a vontade de Deus. A sede de poder, ao subir para a cabeça de um ser despreparado torna-se o estopim das maiores tragédias coletivas já sofridas pela humanidade. Exemplos não precisam ser dados, posto que já é papel dos meios noticiários divulgar isto diariamente. Se há um poder que devemos adquirir e abraçar com todas as forças é a crença no Deus verdadeiro. Acreditar que Ele nos concedeu uma mente inteligente é o primeiro passo para a independência e para a libertação. Quando se fala em liberdade não é referindo-se à liberdade física, posto que o homem é mente e é espírito. Não sou tolo para deixar de entender e reconhecer a situação desesperada de muitos seres aprisionados por regimes ditatoriais que não titubeiam em exterminar os que se opõem as suas normas de governo. Existem a crença individual e a crença coletiva que criam situações de acordo com a crença que superar a outra. Da mesma forma que um alimento pode fazer mal ao estômago se o ingerirmos com o pensamento nessa possibilidade e que a crença coletiva de que determinada substância venenosa mata até mesmo quem a ingeriu sem saber que era venenosa, o temor coletivo pode fazer com que um líder que abriga más intenções venha a, fatalmente, trucidar uma coletividade inteira. Tal é o poder da mente; ela pode funcionar para o bem ou para o mal.

Há, no entanto, a Mente Verdadeira, que é a Mente de Deus. Quando criou o mundo, fê-lo com a melhor das intenções. Ter o pensamento igual ao de Deus é colocar a mente em sintonia com Ele. É ter pensamentos positivos no sentido de beneficiar a humanidade com atos dignos de um ser superior. O argumento de que não existe Deus porque o mundo está povoado por maus elementos é argumento de quem não posicionou a mente do lado correto da verdade, ou seja, de quem não acredita no Deus verdadeiro, no Deus do amor, do perdão e da abundância. Se olharmos o mundo pela ótica dos cinco sentidos veremos apenas desgraças e sofrimentos, mas penetrando no mundo de Deus através da intuição descobriremos um mundo verdadeiro onde imperam a beleza, a saúde, a harmonia e a vida infinita de Deus. É esse o correto uso da mente. Para criarmos um ambiente de perpétua felicidade e de harmonia constante ao nosso redor é preciso sintonizar a mente com essas coisas, pois manifesta-se aquilo em que acreditamos no fundo da alma. A beleza de Deus já existe, o mundo perfeito de Deus já existe; aqui e agora. Orando pela paz mundial cada um de nós passa a ser um instrumento do bem. Todo pensamento de amor e paz se encaminha para o destino visado. Os que sofrem receberão nossas bênçãos, não importa onde eles estejam e o ambiente onde vivem passará a refletir aquilo que foi imaginado vivamente.

Pensamentos de luz trazem luz, assim como pensamentos de harmonia trazem harmonia. É esse o correto modo de manter a mente. Esse é o segredo que me propus a mostrar no começo desse ensaio. Se mantivermos a nossa expressão fisionômica constantemente iluminada, nada de negativo se aproximará de nós, porque o negativo não existe verdadeiramente; ele é atraído por nossa mente irrequieta que acha que Deus criou o mal para fazer sofrer o ser humano. Então é iluminar a mente para iluminar os pensamentos; e isto só se consegue através de uma fisionomia iluminada. Onde há luz a treva não encontra brecha para penetrar e onde houver treva basta um clique de pensamento iluminado para harmonizar o mundo a nossa volta; é este o incrível poder da mente positiva.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 26/03/2012
Código do texto: T3577712
Classificação de conteúdo: seguro