O poder da Alegria

A vida é feita para ser vivida. Esta frase simples e corriqueira encerra uma verdade muito pouco praticada, infelizmente. Da transformação da mente resulta todo o progresso humano. Aquele que disso se conscientizar e começar a ter como conduta este esforço, certamente colherá benefícios. Que não busquemos nada do mundo exterior antes que um desejo de aprimoramento pessoal permeie as 24 horas do nosso dia. E o primeiro passo consiste em praticarmos a mudança da nossa fisionomia.

Não se trata, absolutamente, de recorrermos a cirurgias plásticas ou esgotarmos os cosméticos e corretores faciais. Ou seja, a mudança a que me refiro precisa vir de dentro. Substituir o ar preocupado, o olhar distante e o rosto contraído por uma fisionomia alegre, um rosto suave e sorridente. Aqui está o segredo. Experimente fazer isso agora. Percebemos de imediato que aquela tensão que nos deixava mal humorados acaba de ir embora. Os pensamentos são outros, mais alegres e repletos de esperança. Não conseguimos, neste estado maravilhoso, pensar em fatos tristes. As emoções negativas como que deixaram de existir para nós. Imagina agora conseguirmos manter indefinidamente este estado de graça.

A questão agora se encontra em fazermos desta prática um hábito. No meu ponto de vista, não há nada na vida que seja mais importante e necessário para todo e qualquer ser humano, pois tudo parte daí. Aí está a diferença entre saúde e doença, riqueza e pobreza, sofrimento e felicidade, enfim, do positivo e do negativo em nossas vidas. E não poderia ser diferente, pois os semelhantes se atraem.

O mundo em que vivemos é constituído de vibrações mentais. Todas influenciando-se reciprocamente. Para o bem ou para o mal. Se queremos bem estar interior precisamos buscar isso e a forma mais eficaz, mais rápida e totalmente de graça é começarmos por iluminar a nossa fisionomia. Todos estamos, continuamente emitindo ondas. E, como aparelhos receptores, captamos, por outro lado, as que nos são enviadas. É o nosso estado mental que vai definir a qualidade delas. Quando estamos alegres, chegam até nós vibrações mentais da mesma sintonia e isto contribui para que fatos mais alegres ocorram, aumentando nossa felicidade. Por outro lado, um semblante fechado e triste vai atrair vibrações de tristeza. Sendo assim, a atitude é fundamental. Se irradiarmos continuamente vibrações de bom humor, estaremos sempre em sintonia com outras vibrações semelhantes e nos sentiremos sempre bem e felizes. Isto é muito mais necessário do que freqüentarmos academias de ginástica ou tomarmos vitaminas, pois a ação é de dentro para fora, do mundo mental para o mundo físico.

Tenho convicção de que quanto mais pessoas passarem a colocar em prática este maravilhoso comportamento, tanto menos necessitados de hospitais e médicos estaremos; acho que eles terão que mudar de profissão.

Parece difícil acreditar que o simples fato de mantermos uma expressão fisionômica de felicidade possa influenciar tanto a nossa vida, mas é a pura verdade. E não é só isso. Pode transformar um destino, antes sombrio e sem perspectivas, num destino feliz e promissor. A questão é experimentar para ver. Será preciso esforço e concentração no início. Temos uma tendência incrível de contrair o rosto, mantendo-o tenso e sem brilho, especialmente quando estamos sós e é isto que facilita a captação de maus pensamentos e influência das vibrações doentias. Será preciso um vigiar constante. É uma maravilhosa sensação quando conseguimos manter este estado de bem-aventurança. Sentimos que o mal não existe. Que somos filhos de Deus, o próprio bem; que O temos dentro de nós. Nasce o desejo de compartilhar com outros este estado de graças, esta boa nova.

Estuda-se a capacidade do cérebro. Conhece a ciência tudo ou quase tudo a respeito do corpo físico, mas pouca atenção tem sido dada até hoje a tão importante mente. A psicologia e a parapsicologia, como alguns excelentes autores, vem nos tentando mostrar a influência da mente sobre os aspectos de nossa vida. Ela é capaz de transformar para melhor a existência humana, curar doenças, evitá-las, trazer riqueza e felicidade; basta aprendermos a usá-la corretamente. Da mesma forma que exercitamos os músculos do corpo para um bom preparo, podemos fazer o mesmo com a nossa mente. Existem para isso muitos métodos excelentes. Mas creio no poder da oração e da meditação que nos acalmam e fortalecem. Meditemos, pois, nas coisas boas da vida e não deixemos jamais de alegrar a mente. Sorrir também é praticar uma boa ação e disto carece demais o mundo.

Professor Edgard Santos
Enviado por Professor Edgard Santos em 21/03/2012
Reeditado em 21/03/2012
Código do texto: T3568177
Classificação de conteúdo: seguro