Onisciente x Onipotente


Variando um pouco uma ideia lida de Richard Dawkins, entendo que a onisciência absoluta e total, e a onipotência total e absoluta são qualidades um pouco antagônicas entre si para qualificar um único ser.
 
Ser onisciente significa saber, por definição, tudo o que está acontecendo e o que vai acontecer. Saberia assim todas as ações a serem feitas pelo futuro a fora.
 
Em sendo onipotente, ele sabe que deve ser capaz de interferir na sequencia natural sempre que o desejar, e assim, em algum dia ele vai interferir. 
 
Sendo onisciente ele sabe exatamente o que ele fará para mudar o rumo da história, mas para ser onipotente realmente, ele precisa ter autonomia e poder para mudar de opinião ou de estratégia, mas isto quebraria a onisciência prévia que ele teria tido.
 
Assim ser onipotente possibilita a total liberdade de fazer e desfazer o que desejar, como desejar, quando desejar, e na sequência que desejar, mas a onisciência faria com que soubesse o que ele iria exatamente mudar, quando iria mudar, como, e em que sequência. Isto por si só, limitaria sua onipotência.
 
Ser onisciente limita sua onipotência, assim ou não seria totalmente onisciente, ou não seria totalmente onipotente. Me parece complicado admitir ser ao mesmo tempo onipotente e onisciente, pelas vias lógicas. Ou bem é onisciente em totalidade absoluta, e sabe tudo o que acontece e o que vai acontecer, o que limita sua onipotência de mudar de opinião, ou bem ele é onipotente, podendo a qualquer momento fazer o que desejar mudando de opinião quantas vezes o desejar, mas ai ele não consegue realizar a onisciência absoluta posto que sua onipotência impede sua onisciência absoluta.

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 16/03/2012
Reeditado em 16/03/2012
Código do texto: T3557219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.