Ensaio #006: RACIOCÍNIO ANIMAL E VEGETAL O QUE?

Eu diria que todo ser vivo tem inteligência, não importa se é um vegetal, ou um animal dito racional ou irracional. Todos têm raciocínio. Uns, como os racionais, podem optar em racionar ou não. Outros, raciocinam instintivamente, como um meio de domínio, convivência, relacionamento, reprodução e sobrevivência. Nesse ponto, os racionais também agem instintivamente e se surpreendem depois como puderam agir daquela ou de outra forma sem que o seu censor de ação parasse para calcular os riscos etc.

Recentemente surpreendi os meus amigos ao afirmar que até as plantas raciocinam, ao seu modo, de modo direcionado para determinado fim. Eu diria que é um tipo de meta raciocínio, ou ainda, tomando por empréstimo um termo de informática, tal qual um computador dedicado. Em outras palavras, um computador criado e dedicado para realizar tarefas e ações específicas do sistema que opera. Ex.: tomógrafos, sismógrafos, ultrassonógrafos, computador de bordo de aviões e automóveis, servo controles mecatrônicos ou robóticos de sistemas industriais etc. etc.

As mais rudimentares formas de vida animal têm cérebros ou pelo menos um pequeno grupamento de células que controla o desempenho das diversas funções orgânicas. Nos vegetais, uma espécie de fito cérebro é encarregado controlar todas as funções orgânicas de suas mais variadas espécies.

E onde ficaria situado esse fito cérebro?

Toda árvore ou ser vegetal, por mais primitivo que serja, tem um sistema operacional instalado nela, uma espécie de firmware, que controla todas as funções orgânicas, desde o sentir a presença de água, da luz solar, dos nutrientes que absorvem da terra, à síntese da clorofila e veiculação dessa seiva em toda a extensão do seu tronco e vários galhos até as suas folhas que captam a energia solar transformando-a em vital seiva semelhante ao sangue nos animais. Está sediado exatamente na raiz mestra ou central, a mais central e mais profunda de cada árvore.

É incrível o poder que têm as raízes, e até as micro radículas, que são capazes de romper os mais consistentes concretos, e se infiltram em cisternas e tubulações até de PVC, como um dia flagrei, quando pesquisava a causa de entupimento numa tubulação de 100 mm de diâmetro. Incrível, mas estava aquela seção de tudo totalmente obstruída pela invasão de radículas de diâmetro capilar. Os vegetais e os animais são capazes de pressentir as mudanças climáticas e até servem de parâmetro nas tentativas primitivas, mas muito eficazes, de predizerem o tempo com certa precisão e pequena margem de erro.

É impressionante observarmos o instinto de matilha desenvolvido entre os caninos. Idem entre outras espécie, o instinto de sobrevivência, de reprodução e preservação da espécie, de segurança e sociabilidade, a organização social das abelhas e formigas e nos demais filos que por aí existem.

Somente tendo Deus programado tudo isso para que, organizadamente, pudessem se preservar e evitar o caos ecológico. Infelizmente o homem (in)racional tem-se tornado cada vez mais insensato e tem provocado pontos vulneráveis de desequilíbrio ecológico e mais e mais tem provocado catástrofes totalmente evitáveis, se, pelo menos, parasse e observasse apenas uma simples espécie, a formiga. O Criador mandou que a observássemos e aprendêssemos dela sabedoria. Ah! Quem dera não fôssemos surdos e irreparavelmente inconsequentes.

Que o SENHOR tenha misericórdia de todos nós e que possamos acordar, enquanto é tempo.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 05/03/2012
Reeditado em 25/04/2017
Código do texto: T3535638
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.