Na realidade a vida é um jogo

Há pouco tempo aceitei esse fato, mesmo que com relutância.

A vida sempre foi um jogo, aliás, o mais sujo e perigoso que qualquer ser pode participar.

Parafraseando um dos meus autores favoritos, eu tenho convicção em afirmar que além de um jogo, a vida é uma doença. Isso mesmo, a vida é uma doença sexualmente transmissível que leva a morte em cem por cento dos casos. Mas é a vida, e ela é assim mesmo, acho que isso não pode ser mudado.

Eu passei muito tempo nutrindo sentimentos puros, entregando o meu melhor para pessoas sujas. Os minutos eram longos, as horas doíam e os dias me matavam, mas quer saber de uma coisa? Isso era muito bom, na verdade eu gostava mesmo de me sentir dessa maneira. Depois de um tempo fazendo o seu melhor sem receber nada em troca, você acaba se acostumando, e ser o melhor para os piores se torna uma rotina e geralmente acabamos presos em um labirinto sem fim.

Hoje em dia eu vejo tudo de maneira diferente, mas ainda assim, não me julgue por parecer amargo e decadente, porém, eu acabei percebendo muitas coisas que me desagradam muito em quase tudo o que eu vejo. E no meu ponto de vista, isso é até engraçado.

Eu vejo uma enorme matilha de idiotas apresentando murmúrios incompetentes e achando que a vida vai esperar eles errarem infinitamente até derrubarem o muro, em vez de aprenderem com os erros resolverem de uma vez o problema, mas não, eles preferem dar com a cara na parede incontáveis vezes achando que uma hora ela vai ceder. Isso é engraçado de se ver, mas só se você tiver tempo e paciência suficiente pra assistir.

Eu queria que toda vez que uma pessoa agisse de maneira errada comigo ou com qualquer outra pessoa, por mais de três vezes, fosse fulminada por um raio, bem no estilo de “Guerra dos Mundos”. Oh, por favor, aliens amigos, acabem com a ignorância dos que se enfileiram em meu caminho para me atrasar, com seus ruídos irritantes, antes que eu mesmo decaia e me junte a eles.

Tudo o que eu queria, era que as pessoas parassem para pensar um pouco e abandonassem o instinto, mas apenas por algum tempo, só para verem que não somos necessariamente ou irrevogavelmente guiados por ele. Temos um cérebro avantajado o suficiente para usá-lo e, sempre que necessário sobrepujarmos nossos instintos.

Eu estava em um circulo vicioso, e hoje, olhando para trás eu vejo que cometi erros graves ao confiar em certas pessoas e isso me machucou bastante. Não só me machucou como também me fez perder muito da fé que eu costumava simplesmente depositar nelas.

Fui tolo, e isso dragou minha vida e minha felicidade em uma velocidade anormal. Era um labirinto sem fim.

Mas por mais que eu mude minha maneira de pensar, por mais que eu mude o modo como trato essas pessoas, o meu coração, bem como o seu que está lendo isso agora, é imutável. Você pode apanhar milhares de vezes, pode sofrer as mais duras provações, mas seu coração continuará imutável. Exatamente por isso ele é a parte mais pura da sua existência.

Nós podemos quebrar uma perna, um braço, sofrer acidentes terríveis, que podem mudar pra sempre a configuração do nosso corpo. Se um osso seu se quebra, ele nunca mais voltará a ser o mesmo, sempre haverá uma falha ou uma fissura que mostrará que algo errado aconteceu ali. Mas o coração é imutável.

Já parou pra pensar quantas vezes seu coração foi partido?

Provavelmente muitas vezes.

Você sim, se tornou mais amargo, suas atitudes mudaram, jurou confiar menos e até tratou de maneira incorreta quem não merecia, julgando estar “vacinado” contra qualquer adversidade que pudesse afligir sua pessoa. Mas seu coração continuou inefável. E isso também é um labirinto sem fim.

A humilhação te fez bater de cara nas paredes desse labirinto e você, humano, com sua ignorância maníaca ecoando por todos os cantos, caminhou sem rumo, esperando que a pessoa correspondesse aos seus desejos. Enquanto seu instinto te guiava, seu cérebro minguava e seu coração… Permanece imutável.

Então, antes que eu decaia e me junte ao mar de pessoas que levam uma vida sem sentido, esbarrando umas em outras, usando os bons como degraus e os maus como corrimão, aprenda a separar o joio do trigo, e tente pensar ao menos uma vez na maneira que sua atitude pode atingir as outras pessoas, pois as atitudes delas podem mudar com relação a você, caso você as machuque e as mate em velocidade anormal com seu instinto ignorante.

Uma hora elas vão perceber que estar perto de você, as prende em um circulo vicioso, e que provavelmente estão cometendo um erro ao confiar em sua pessoa. Que você está vendendo quem te ama, está trocando seus melhores amigos, apenas pra se proteger da verdade abraçando uma mentira mais confortável.

Isso é apenas um boato, mas ainda assim, um boato esplêndido. Você vendeu o que tinha de mais puro na sua existência e se afastou do que tinha de mais promissor na sua vida e em seu coração. Agora é um ser menos poderoso que qualquer um que existe. E isso é um labirinto sem fim, um jogo doentio dessa doença sexualmente transmissível.

Apenas me observe.

Devo repetir minhas risadas novamente? Não vou me fazer de forte. Não consigo rir sempre enquanto assisto você decair e cometer os mesmo erros novamente, por isso afasto-me solenemente. Sua vida está se tornando um círculo vicioso, e tudo o que eu quero, é que você abandone seu instinto e me prove que não foi um erro confiar em você. Mostre-me que não estamos morrendo em velocidade anormal…

E que apesar de todas as voltas que a vida pode dar nosso instinto nem sempre vai nos guiar, nossos corpos nem sempre serão os mesmos, mas nossos corações….

Com certeza irão manter-se imutáveis.

Thiago de Moraes
Enviado por Thiago de Moraes em 24/02/2012
Código do texto: T3518194
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.