Dia da Poesia (14 de Março - 21 de Março) ????

Por iniciativa da UNESCO em 1999, foi instituído o dia 21 de Março como o Dia Mundial da Poesia. E a UNESCO "anima aos países membros a tomar parte ativa na celebração do Dia Mundial da Poesia, tanto a nível local como nacional, com a participação ativa das Comissões Nacionais, as ONG e as instituições públicas e privadas de interesse (escolas, municípios, comunidades de escritores, museus, associações culturais, editoras, autoridades locais etc)". (veja a página da UNESCO sobre o Dia Mundial da Poesia - notem que existem lá versões em árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol - mas não em língua portuguesa dado o 'tratamento' que vamos dando à nossa própria língua : http://www.un.org/es/events/poetryday/ )

De nossa parte, por aqui, podemos notar pelo menos mais algumas coisas: a) no Brasil escolheu-se o dia 14 de Março como o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao dia de nascimento de nosso poeta Castro Alves (1847 - 1871), mas a data vem passando quase despercida pela ausência de incentivo e publicidade.; b) enquanto isso, no Dia Mundial da Poesia (21 de março) em lugares diversos como Colômbia (Bogotá - no Gimnasio Moderno); França (Paris - La Vache Bleue); Alemanha (Brandenburger Tor); Argentina (La Plata - Pasaje Dardo Rocha); Espanha (Bilbao - Boulevard); Cuba (La Habana); Venezuela (Caracas); Holanda (Amsterdam); México (Ciudad de Mexico) os poetas se reúnem em parques, praças e grandes auditórios dando a conhecer suas vozes profundas e visionárias inspirados na esperança de um mundo melhor para todos. Nos EUA e Canadá, além do Dia Mundial da Poesia, em Abril se realiza o Mês Nacional da Poesia, sendo promovidos muitos e muitos eventos comemorativos em todo o país. A Academy of American Poets, por exemplo, todo o mês Abril de cada ano cria e distribui - gratuitamente - cerca de 200.000 cópias de um poster alusivo ao Mês Nacional da Poesia para escolas, livrarias, 'bookstores', bibliotecas, centros de comunidades, incrementando o interesse pela Poesia (vide 'poster' dos últimos anos e inclusive o de 2012 (já em distribuição) em http://www.poets.org/page.php/prmID/98).

E quanto a nós? "Quosque tandem"????