O Jogo

A vida é um jogo difícil de jogar, como um gigantesco tabuleiro sobre uma mesa e muitas, muitas peças e poucos dados. Não é como um xadrez onde devemos destruir o oponente para avançar, é como o Jogo da Vida, peças individuais e tentando chegar ao final com sucesso. Claro que ela também pode ser vista como vida, simplesmente.

As peças são as pessoas e as casas do tabuleiro são cada etapa da vida, cada dia ou semana, depende da percepção de cada um. Penso em períodos como turnos, como casas e tenho evitado olhar muito alem deles. Como em qualquer jogo de tabuleiro, a vida também te da oportunidade de pular casas ou voltar ao inicio e em um caso como este, o que resta é tentar jogar melhor e contar com a sorte.

A sorte deve estar presente sempre, não há ato que não esteja sob o julgo da roda da fortuna, estamos todos sujeitos ao imprevisto e a uma péssima rolada de dados, as vezes você rola e, inevitavelmente cai naquela casa “vá para a prisão”.

Nem sempre “ir para a prisão” é ruim, estar parado em uma casa pode ser o momento de reflexão e quem sabe mudar a postura do que se tem a fazer, quem sabe não seja esta a única oportunidade de começar a jogar direito?

Este jogo permite o blefe, mas cuidado que você pode cair na própria mentira, lembre-se que não se trata de uns contra os outros, mas sim de um jogo individual onde muitas vezes podem vários jogadores se juntarem para atingir um mesmo objetivo, parcerias não estão proibidas.

Não faça muitas previsões, cada turno é um turno, cada turno é um cenário e é muito difícil prever os movimentos dos outros, pode-se antecipar uma ou outra jogada mas o final do turno, nunca se sabe o que terá.

Portanto, não há necessidade de demasiada preocupação com o que não se vê, tracemos objetivos e tentemos chegar neles, as conseqüências vêm depois dos atos e não o contrario. É uma mera questão de adaptar-se depois.

Como tudo, o jogo tem regras e é bom tomar cuidado pois a penalidade não costuma ser branda, jogue de acordo com o manual e tudo dará certo, caso contrario, literalmente “vá para a prisão”.