Amor Amador
Voce já reparou como afirmamos com muita facilidade - 'Eu te amo'... (?)
Isso começa por volta da adolescência, quando saímos do mundo de sonhos infantis e chegamos a uma nova etapa da vida, cheia de revelações e incertezas; como por exemplo a descoberta do sexo, suas afinidades, sensações e mudanças que nos afetam drasticamente e se estendem com o passar do tempo.
Se parássemos pra pensar na força que a pequena frase dita exerce e expressa, bem como a responsabilidade a que ela nos delega, talvez teríamos maior cautela antes de pronunciá-la.
Na infância meninos e meninas se odeiam mutuamente, mas com a vinda da pulberdade e do impulso sexual, o ódio outrora instigado, converte-se em um amor reverenciado.
Será?
Bem, amar uma pessoa significa mais que aceitá-la para si com todas as suas qualidades e defeitos.
O amor em si é um grande mistério. Um enigma, onde não há regras a serem seguidas. É uma variante para cada pessoa e situação.
É sobretudo cuidado, proteção, ajuda, compreensão, carinho, respeito... Vontade de estar perto, de sentir o cheiro, de tocar a pele, satisfazer os desejos, ouvir as batidas do coração!
Enfim, é uma doação permanente de si mesmo por amor a pessoa amada.
E aí surge o questionamento: Será mesmo que estamos dispostos a tudo isso e muito mais por amor? E o nosso amor, será que também estará disposto a nos corresponder na mesma medida?
Essa perspectiva só poderá ser respondida com a sabedoria do tempo, pois é através dele que aprendemos a cultivar a paciência e o discernimento para se ter enfim não a certeza, mas um pouco do conhecimento daquilo que se espera entender.
É importante ressaltar que nunca será possível saber ao certo o que se passa na mente da outra pessoa, e seu real compromisso e envolvimento na relação, assumida ou não.
A prova dos nove será reconhecida exatamente nos piores momentos. Aqueles quando tudo vai mal, dando em erro. A convivência no limite, o ato da conquista em falta, e nada do que se diga ou faça pareça surtir algum efeito.
Isso serve inclusive para os adolescente, mais jovens e desprovidos de maior ambição. Pois é justamente nessa fase em que nos entregamos totalmente por um rosto bonito, uma voz suave, educada, um sorriso sedutor, um gesto expressivo, na ansiedade louca e desenfreada de querer ser o escolhido.
Portanto, isso nos trás um outro grande ensinamento: Cuidado com as máscaras de boa aparência! O mundo está cheio delas. E de onde voce menos espera, poderá ter uma desagradável surpresa.
Procure se manter em alerta para evitar dores e sofrimento decorridos da frustração.
É claro que alguns machucados serão inevitáveis, e até que eles também tem a sua função, pois lá no fundo resultam em experiência e amadurecimento na coleta de dados em nosso dia a dia.
Caso isso aconteça, saiba tirar proveito extraindo lições, que ao contrário de inibir e assustar, te fortalecerão na promissora jornada de um recomeço.
Em seguinda, e sempre que for possível, tente ajudar a outros que estão chegando, para que esses possam aprender a colher o melhor da vida e amar com certeza, porém, na medida, tendo a prudência de não sair se declarando sem pensar nas consequências e reações da palavra dita.
Assim, chega-se a seguinte conclusão de que o mais seguro talvez seja dizer: Eu te aceito!
O 'Eu te amo' pode esperar mais um tempo.
Mesmo porque, o amor verdadeiro nem precisa de palavras soltas ao vento.
Precisa apenas de sentimento!