A Dor Ensina

A dor nos ensina a sermos maiores que ela, nos ensina o caminho, o trajeto da estrada, nos ensina a sublimar a mágoa, a descansar os pés e por um breve momento parar para respirar.

A dor nos ensina que bastamos a nós mesmos, nos faz compreender que não podemos dar algo que não tenhamos por nós, nos faz ver que o amor próprio é o primeiro passo para amar o outro.

A dor permite que nos acolhamos a nós mesmos, nos compreendamos, nos aceitemos como somos e sejamos menos críticos e exigentes conosco; nos lembra que somos apenas humanos carregando falhas e limitações, erros e acertos.

A dor nos faz caminhar por terrenos áridos e nos coloca de frente com nossos fantasmas, já não podemos fugir mais deles, temos de encará-los e fazer as pazes com com o passado.

A dor acolhe as lágrimas como mãos que envolvem um pássaro ferido; abraça a alma como um amigo que recebe um viajante de distante estrada, contempla o belo como se fosse eterno, escreve na alma com marcas permanentes.

A dor nos transforma pra sempre, nunca mais retornaremos de onde viemos e nem mesmo iremos pra onde nos destinávamos antes dela chegar.

A dor nos oferta escolhas entre amargar ou nos tornarmos mais doces e ternos, entre ver a vida com olhos de misericórdia ou desprezo, nos coloca entre o amor e o ódio, o otimismo ou negativismo.

A dor nos coloca aos ouvidos do Criador, quebra nossa alma em pedaços tão pequenos que precisam tornar-se pó novamente para que com águas de renovação e restauração, sejamos reconstituídos em algo novo.