FAMÍLIA

Podemos considerar três instâncias do conceito de família: Família Nuclear, Família Ampliada e Família Universal (Cósmica). Em cada uma delas vamos encontrar particularidades e entender que obedecem um padrão evolutivo e que se interpenetram.

A Família Nuclear é a mais básica. É caracterizada pela consangüinidade, tem um caráter mais local, é mais sensível aos interesses egoístas, de preservação da vida, da manutenção do clã, muitas vezes em detrimento dos “outros”. É ela que está por trás de todos os desníveis sociais, da pobreza, da miséria, das guerras, dos tráficos os mais diversos.

A Família Ampliada representa uma tomada de consciência desses mecanismos da Família Nuclear e desenvolve a partir daí laços de sentimentos e de justiça de forma mais ampla como sua base. Os preconceitos exclusivistas que alicerçam a Família Nuclear devem ser evitados. O amor deve fluir sem barreiras e adquirir sua característica de incondicionalidade. Não importa o número de pessoas que se relacionam uns com os outros, inclusive de forma íntima. O que importa é que seja construída uma rede de afetos baseados na justiça e nas características do ambiente em que cada um tem sua base existencial. Aqui já não há espaço para os graves desníveis sociais que a Família Nuclear provoca, o próximo é considerado como um irmão e não deve ser feito a ele o que queremos para nós.

A Família Universal é o ponto culminante do comportamento gregário. A base da aglutinação agora é mais sutil, complexa e completa. É feita pelas vibrações que cada um emite e a exigência mínima é que exista no indivíduo o amor incondicional. O que na Família Nuclear não existe, na Família Ampliada aprendemos a desenvolver, agora na Família Universal representa a alfabetização dos sentimentos para seguirmos em nossa evolução. A vibração do nosso ser se espalha pelo cosmo e atinge e se aglutina com a vibração semelhante em qualquer ponto do Universo. Famílias são formadas até de milhares de seres, com interesses específicos em artes, ciências, políticas, sentimentos, filosofias... quanto mais afinados os tons vibratórios, mais forte o laço afetivo e cooperativo. A partir desse ponto a minha mente que ainda está nos primórdios da construção da Família Ampliada, não consegue mais fazer proposições lógicas nesse processo evolutivo. Apenas tem a intuição de que esse é o caminho que nos aproxima das características de Deus que vive dentro de nós e que suporta a engenharia do infinito.

Sióstio de Lapa
Enviado por Sióstio de Lapa em 25/12/2011
Código do texto: T3406050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.