No viés da leitura

Em palavras de Maria Helena Martins a noção de leitura vai muito além da decifração da escrita. Refere-se ao processo de formação global do indivíduo, “preparando-o” para o convívio das diversas áreas de conhecimento.

Acredito que a leitura seja um aspecto fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano.

Desde criança tive total contato ao universo da leitura. Lembro-me que minha mãe contava a poesia: “Sabe o que faz a foca ficar feliz? É por uma bola em se nariz..” . Foi a partir da poesia que agucei meu gosto linguistico. Imaginava o “Isto ou aquilo” na poesia de Cecília Meireles. Como era fantástico observar aquelas imagens ilustrando tão belas poesias... De acordo com Murilo Mendes “A poesia não pode nem deve ser um luxo para alguns iniciados: é o pão cotidiano de todos, uma aventura simples e grandiosa de espírito”. E era assim que me sentia: dentro dessa aventura.

Em sequencia vieram as histórias em quadrinhos: Chico Bento, Mônica, Cebolinha.. o máximo!! Gostava bastante quando ia ao consultório dentário, pois tinha uma porção deles, todos ao meu alcance.

Foi nesse período onde realmente fui despertada para ler, a ponto de acordar pelas madrugadas, onde todos estivessem dormindo, só para me deliciar na leitura.

Nas escolas onde estudei incentivavam bastante seus alunos.. sempre surgiam livros interessantes para ler, e novamente entrava neste universo.

A partir daí vieram vários outros livros; como a incrível investigação de alberto relatada em “O escaravelho do diabo”, “os miseráveis”, os romances “O primeiro beijo”, “quase fomos tão felizes”, “Crescer é perigoso”. Destaco aqui com mais ênfase “ A moreninha”, livro este que tivemos o prazer de fazer uma representação, com filmagem e tudo. Foi muito bom e significativo. Depois vieram as mulheres de José de Alencar, principalmente Lucíola, a viuvinha e Aurélia. Como gostava desses romances. Lia na escola, no ônibus, em casa.

Outras leituras continuam a pairar em minha vida: como a diversidade, as muitas histórias existentes em “Viva o povo brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, a magnífica estória de “As brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley, que me fez viajar e recordar com saudade dessa história; “Cinzas do norte” de Milton Hatoun.. e tantas outras.

Irandé Antunes (2003) acerca da leitura como um dos aspectos fundamentais nas aulas de português, declara: “ A leitura é uma atividade de acesso ao conhecimento produzido, ao prazer estéticoe, ainda, uma atividade de acesso às especificidades da escrita”

Ao olhar para minhas leituras até então considero-me uma leitora proficiente. Mas tenho a convicção que ainda tenho um vasto caminho para percorrer.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola editorial, 2003

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: brasiliense, 1997 (Coleção primeiros passos)

MENDES, Murilo. Poemas modernos do Brasil. Petrópoles: Vozes, 1972, p. 165

Letícia Dourado
Enviado por Letícia Dourado em 17/12/2011
Código do texto: T3394075
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.