Ensaio sobre As Multiplicidades da Sociedade do Séc. XXI

"Hoje, em qual lado estamos?"

Se não consegue responder pelos outros, responda a si mesmo...

"A qual lado, por mil diabos, você pertence, afinal?"

...

Se você não sabe, ou finge não saber, eu digo uma coisa: você mente. Porque, sinceramente... uma coisa que devemos saber é onde estamos inseridos, por quê e para que, não é? Pois é exatamente assim, tanto de um lado quanto do outro, não importando se é bom ou mal, "x ou "y"... esse é o sistema à todos. Ponto.

Inconsciente ou conscientemente, sabemos. Sem exceção.

Isso é algo que penso e comprovo desde muito novo. Na escola, ali mesmo, você já vê essas "múltiplas opções" de "lado", "grupos", "rodinhas", etc.

E você, escolhe um. Ou nenhuma opção, mas mesmo não escolhendo, você escolheu um lado dessa multiplicidades que vivemos todo o santo dia, 24h diários do nosso efêmero viver.

Olha, eu te digo: espero que tenha escolhido corretamente, porque se errou, até retornar ao status quo ante, e recomeçar... vai muito, muito tempo e esforço. De verdade. Falo por mim mesmo...

...porque várias escolhas que fiz, pago até hoje pelo erro. E é uma luta constante pra voltar a esse status quo ante. Diria que é uma guerra total. Sem limites, sem paradas. O tempo inteiro lutando... contra as consequências da sua escolha, seja individual ou não, tanto faz...

...você paga pelos erros que comete. Ponto final, e não tem negociações.

Portanto, aqui chegamos ao âmago desse ensaio:

Saiba muito bem escolher quem você é, na sociedade onde vivemos.

Se vai usar uma máscara, não deixe cair.

Se vai ser falso, saiba disfarçar muito bem.

Se vai ser sincero, seja assim até o fim.

Se vai usar "cara limpa", não use nenhum retoque no seu rosto.

Saiba muito bem escolher seu grupo, pois uma vez ali inserido, se for o grupo de pessoas errado pra você, você só sai dali ou porque te expulsaram ou porque você rompeu laços com todos, de outra forma, aquelas pessoas que não combinam com você sempre iram te atormentar. SEMPRE.

Bem simples, não? Sociedade tem seus lados, coloquei alguns de vários, e você pode escolher... livremente.

Agora, o que é bom de verdade? O que vale, realmente, a pena escolher?

Isso vou deixar pra você decidir, se é que já não decidiu.

Porque, no fim das contas, tudo é uma escolha...

...seja mentir, trair, ser sincero, ser piedoso, ser arrogante, ser "superior", ser "inferior", ser humilde, ser bom, ser vilão, ser infernal, ser divino... seja uma coisa ou outra, tudo é escolha.

Mas tudo tem uma consequência, ou várias, pra bem ou pra mal, sempre tem... e a gente tem que arcar com isso, e algum dia colheremos o que semeamos, e é verdade. Todas nossas atitudes, palavras, gestos... são como sementes a germinar no solo do amanhã...

...e o amanhã pode tardar, mas sempre vêm e traz a verdade, pois o amanhã não falha. NUNCA.

Porém, pensamos que é um clichê essa simples frase por ser tão... ignorada, mas nunca tem sido tão real como atualmente. Em uma sociedade tão corrupta, falsa, com inversão total de valores, cheia de erros, pecados, falhas e podridão que chega a atacar o reflexo de vômito nas pouquíssimas pessoas de bem e boas que existem por aí, nunca essa frase foi tão real, pois vemos, até o presente momento várias máscaras caindo, revelando por trás um rosto perdido em lepra, mas não uma lepra qualquer... uma lepra interior, invisível aos olhos humanos, que corrói a alma, o coração, e apodrece todo o interior de pessoas que podiam ser maravilhosas nessa curta vida...

...mas que escolheram apodrecer em maldades.

Triste, mas é verdade. Pura verdade.

São várias faces da sociedade... todas falsas pois, para ser sincero, basta uma face: ser você mesmo, de forma amorosa, honesta e pacífica. Pronto.

Mas é difícil isso, não é mesmo? Porque, não existe diversão nenhuma ser fiel a alguém... precisamos trair pra "quebrar a rotina" e satisfazer nosso ego.

Não existe diversão em ser verdadeiro... precisamos brincar com a confiança das pessoas para nossa auto-afirmação e lazer nas horas vagas... e assim por diante.

Nisso, as multiplicidades, as múltiplas faces da Sociedade crescem exponencialmente a cada semana, dia, minutos! Na escola, trabalho, até em Igrejas... é isso.

São poucas pessoas reais nas Igrejas, escolas, e empregos em geral... pouquíssimas. Pois o mundo está virando uma selva, a sociedade está virando uma seleção natural de quem "ainda é bom" e quem "não é mais alguém bom faz um bom tempo". É assim.

Falta decência, caráter, pureza, inocência... tudo de bom, falta.

Tudo que é mal, está sobrando.

...

Humberto Gessinger disse, uma vez: "E o que era raro ficou tão comum."... hoje, é isso mesmo. O que era raro acontecer, se tornou tão comum que parece normal a falsidade, hipocrisia e injustiça voando livres, leves e soltas nos terrenos da nossa Sociedade.

Por isso, um apelo: quando acordar, hoje, pense sobre quem você é, e se está usando alguma das múltiplas faces que a Sociedade oferece, ou se você é original e transparente, de dentro pra fora, de fora pra dentro.

Vamos acordar, Sociedade... ou você vai acabar morrendo no seu próprio vômito.

Que Deus tenha piedade de nossas almas, pois precisamos viver, renascer das cinzas...

...ou será tarde demais.

ALIVAVILA
Enviado por ALIVAVILA em 13/11/2011
Reeditado em 14/11/2011
Código do texto: T3332849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.