Ensaio #003: A ARTE DO VOO

A prédica, a dialética, o discurso, são como uma aeronave que precisamos deslocar de um ponto a outro. Esse procedimento é disposto em três importantes fases: plano der voo, decolagem, nivelamento e aterrizagem. Embora seja importante cada fase, as de maior importância são a inicial e a final.

No plano de voo, o piloto e sua equipe de comando traçam todas as coordenadas, direção, velocidade de cruzeiro, altitude etc. Na decolagem, o piloto deve colocar imprimir toda sua destreza para colocar o avião no ar. No nivelamento, conduz o bólido em velocidade de cruzeiro, procurando proporcionar uma viagem segura e confortável aos senhores passageiros. Mas se o piloto não souber aterrizar, pode provocar um grande desastre e por tudo a perder. Uma aterrizagem bem sucedida em seu pretendido destino é o objetivo de cada voo alçado

Assim é a tarefa do escritor. O título é semelhante ao plano de voo. O mesmo já nos dá a ideia por onde onde e para onde o autor quer nos conduzir. A abertura do trabalho é semelhante à decolagem. Damos a direção do nosso texto. No desenvolvimento, cabe-nos conduzir o leitor ao objetivo final de nossa mensagem. Este é o nivelamento. Mas é no fechamento da mensagem onde está todo o peso da comunicação. Nesta fase, tal qual na aterrizagem, poremos tudo a perder, caso não terminemos de forma clara, conclusiva e objetiva.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 31/10/2011
Reeditado em 25/04/2017
Código do texto: T3308004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.