MEDO DE AMAR

Do que os homens que têm medo, têm medo? O que pode fazer um homem paralisar diante de uma mulher que gosta/deseja?

Isso é uma coisa interessante sobre o medo: estar solteiro não significa estar disponível. Não basta que encontremos alguém com as mesmas preferências e objetivos, mas é preciso que a pessoa esteja disponível e, além disso, que ela esteja no mesmo “momento” que nós, disposta a iniciar um relacionamento.

Acredito que, além de tudo que um casal possa passar junto, existem batalhas que devem ser travadas individualmente e que podem ter origem em situações cotidianas (pequenos desafios e conflitos, por exemplo) ou em acontecimentos mais significativos (como traumas e perdas). Independente das razões, essas lutas que precisamos travar para seguirmos adiante são apenas nossas. Ninguém pode fazer isso por nós. É claro que um aconselhamento profissional e o apoio daqueles que amamos ajuda, mas no fim das contas, é uma superação totalmente pessoal. O medo de amar é uma dessas lutas e ninguém pode te convencer a mudar isso, se você não estiver disposto.

Algumas vezes me deparei com homens que tinham medo de amar e, acreditando estar fazendo um bem a eles e Amim, decidi lutar por eles. Perdi algumas amizades, das quais sinto falta hoje. É tão difícil encontrarmos pessoas que nos compreendem sem que precisemos explicar tudo! Mesmo os amigos não são sempre parecidos conosco como gostaríamos (o que, aliás, eu acredito que enriquece a relação, já que as diferenças acrescentam). Enfim, aprendi muito com essas situações, mas a principal delas é: se um homem não quer amar, ninguém vai forçá-lo a isso. Ainda que você seja a mulher mais linda, sensual, engraçada, inteligente, divertida (etc.) do mundo...ele só vai mudar de idéia quando estiver pronto pra isso.

O primeiro sinal do medo é a fuga. Ele vai te evitar, mas inicialmente só de forma sutil, um “querer não querendo, e desejando ainda mais”.

Mais um sinal: ele só se aproximará das mulheres que não oferecem “risco”, ou seja, aquelas por quem eles sabem que não se apaixonarão. Isso significa que ele pode começar a se fingir interessado em suas amigas, colegas e pessoas do seu ambiente. Ele quer, na verdade, te mostrar que não está afim de você.

Outro sinal típico: ele começa a desdenhar. De repente, tudo o que você faz é errado ou motivo de piada. De preferida, você passa a ser a preterida. Ele está tentando provar a si mesmo que você não é tão especial assim, que valha a pena o risco de ser amada.

O quarto e último sinal: o afastamento completo. Se os três primeiros já aconteceram, sinto informar que o este é inevitável. Ele vai fazer de tudo para te evitar. Você pode se adiantar e já se afastar, mas procurando manter a amizade. Ele demorará um tempo para entender as suas intenções, mas saiba: é melhor assim, evitará sofrimentos futuros.

Conclusão: se um home diz que está traumatizado ou que não quer mais amar e se envolver, acredite...e corra o mais longe que puder! Você não é psicóloga ou Madre Teresa para amar sem ser amada ou tentar “recuperar” o rapaz. Ele tem que fazer isso sozinho e chegar até você, no mínimo, disposto a te dar uma chance. Medos, todos nós temos, mas devemos aprender a lidar com isso, sem deixarmos de buscar nossa felicidade. E amar é, afinal, um dos nossos princípios, que define a essência humana (sem esquecer que os animais também amam!), não faz sentido negar algo tão fundamental. Todos merecemos ser amados.