Felicidade

Essa história faz alusão e possível explicação do simples fato de que o ser humano passa a vida inteira buscando algo que complete seus dias, algo que muitas vezes nem tem certeza se existe neste mundo, alguns ainda pensam e buscam isso em empregos, compra de jóias, carro, casa e no simples prato de comida tão desejado, ainda é estranho para o ser humano, mas o duro mesmo é quando se tenta encontrar nos sentimentos, pois se torna cada vez mais difícil e inexplicável e não se analisa que a violência, o preconceito e muitas outras coisas ruins do mundo acontecem pelo simples fato de sempre estar faltando esse algo, algo que eles desconhecem, mais que sabem o nome...A Felicidade.

- A Peça -

A cena se passa em um lugar bonito, com cores claras e que demonstre paz.

Deus aparece com os anjos e diz:

Deus - Pronto passaram-se sete dias e já criei o mundo, hoje somente irei enchê-lo de felicidade e povoá-lo com seres a minha imagem e semelhança.

Entra em cena o Diabo e seus capetinhas e diz:

Diabo - Se fizeste este mundo para ser livre e não mostrará soberania, então deixe que o homem viva como quiser, posso te garantir que não será o que tanto espera.

Deus - Ora Satanás, esse povo será livre, e por mais que tentes e se remexa com destruição e sofrimento, existem coisas que te enfraquecerá e que dado por mim, somente esse povo terá.

Diabo - Que tipo?, Diga-me, pois sou a criação mais perfeita que ousou criar.

Deus apontando para os Anjos que devagar vão se apresentando.

Anjo-Inteligência - Inteligência.

Anjo-Felicidade - Felicidade.

Anjo-Amor - Amor.

Diabo - A combinação perfeita para seres fracos em um mundo natural. Porém analiso que caso um destes ai venha a se perder, inútil os outros dois será.

Deus - Satanás não tente provar o que já sabe.

- De fato confesso que seria ruim para o homem perder tal dom dado por Deus.

Indo até a frente cada anjo diz:

Anjo-Inteligência - Sem inteligência o homem não sobreviverá.

Anjo-Felicidade - Sem felicidade não existiram razões para se viver.

Anjo-Amor - E sem amor não existirá a felicidade, pois serei aquele que chegará com a sensação final e mais bendita no mundo, sensação de ter alcançado tudo que se quer muito antes de ter alcançado.

Capetinha 1 - Confusa e criança, Amor, tão patético e boba... irá se atrapalhar, ficará perdidinho no mundo e a cada passo mais atrapalhado será.

Capetinha 2 - Sobre a Inteligência, até eu que sou mais bobinha posso falar, já vejo as guerras, batalhas e quantas mudanças nesse mundo suas descobertas irão causar.

Diabo - Então posso ver que o povo criado por Deus nem tão forte será.

Deus - Como não será? Eu mesmo dou-lhes os dons que indestrutíveis os tornará.

- Satanás, inimigo e traidor, pode mostrar seu temor, eis aqui minhas essências de força, a inteligência, a felicidade e o amor.

Diabo - Isso mesmo! Mande suas essências pra terra e não estará criando um novo ser a sua imagem e semelhança, e sim novos deuses.

- Já parou pra pensar se tentarem um dia tomar seu lugar?

- Seria muita concorrência.

Diabo e seus capetas saem de cena.

Deus por alguns segundo ficou a pensar que realmente estava criando novos deuses.

Deus - Realmente um de vocês não descerá, pois alguma diferença sobre mim este povo terá.

Anjo-Inteligência - Senhor, mais isso deve ser um plano de satanás.

Anjo-Amor - Senhor, não quero ser motivos de loucura ou sofrimento, não tenho por desejo aparecer do nada, levar as pessoas até o céu e depois soltar, não quero me tornar inexplicável.

Anjo-Felicidade - E eu. (Deus interrompe e não o deixa falar)

Deus interrompe o Anjo-Felicidade e diz:

Deus - Não Fale.

- Sei dos planos de Satanás, e sei também que tipo de seres devo criar, assim como os dons que devo lhes dar.

- Desça Inteligência e aos poucos, dando tempo ao tempo, o novo ser comece a habitar.

A Inteligência sai de cena.

O Diabo vai entrando e diz:

Diabo - Ora! O dono já começou a mexer, já começou a mandar.

- Mais que mundo livre é esse, desconheço.

- É isso que vós diz para livre-arbítrio criar.

Deus - O que você quer Satanás, porque vem nos atormentar?

Satanás - Então ta..

- Me deixe ao menos uma coisa ordenar e julgarei entre os Deus e Anjos que o mundo criado é livre de fato.

Deus para e olhando fixo para satanás diz:

Deus - Tudo bem Irmão traidor, me diga o que desejas, mas não seja ousado e não peça nada que lhe beneficiará.

Satanás com um sorrisinho sinico diz:

Satanás - Quero ordenar que a felicidade fique escondida lá embaixo em algum lugar.

Deus - Mais porque isso Satanás?

Diabo - A Inteligência eles tem, e o amor logo por lá estará, por tanto a felicidade há de existir.

- Só quero ver se são tão bons e se conseguiram a encontrar.

Deus - Felicidade, ficará onde o Diabo te colocar e não há de se manifestar se não for encontrada por um ser que te toque com verdade e humildade.

O Diabo começa a calcular, a pensar.

Diabo - E onde vou esconder, deixe me ver, tenho que pensar, tenho montanhas mais altas, pedra, planta, céu e mar.

Capeta 1 - Não, na terra não, pois a inteligência por lá está, logo terão barcos, navios, submarinos, balões, aviões e foguetes, e passaram por terra, água e ar.

Capetinha 2 - Descobrirão planetas, espécies, lugares e até coisas para se contestar, rsrsrs, e se por ali a felicidade se encontrar, logo esse ser a encontrará.

Diabo - Claro, e se separarmos tudo e até onde esse ser medíocre pode chegar.

- Restará apenas nós e eles.

- Por tanto esconderei a felicidade dentro deles.

(Aponta para o Anjo-Felicidade)

- Desça já, faça o que ordeno.

Deus - Ousadia mandar assim, o que quer traidor não terá, e poderá sim a felicidade pela eternidade dentro do homem ficar, mais você jamais a conhecerá.

Diabo - Não pretendo e nem quero senti-la, não quero ser igual a você, quero sim é o seu lugar.

Deus - Saia Satanás, pois no trono do justo, onde a bondade reina e a esperança nasce tu jamais sentará.

Satanás e seus capetas saem de cena.

Deus - Desça Amor e comece a bagunçar, crie angustia para fortalecer a alma e fazer nascer a esperança, saia mexendo com jovens, adultos e crianças.

- Crie curiosidade para buscar os sentimentos e entender os desejos que os importunarão, não apenas as químicas do corpo, mais sim a felicidade que escondida não muito longe estará, para que não tentem apenas vê-la com os olhos mais sim senti-la com o coração.

- Continuação para Fim da peça -

Anjo-Amor sai de cena.

Poema - Poesia

Então Deus diz:

Deus - Anos depois e os seres humanos ainda não descobriram nem conseguiram sentir a felicidade dentro de si próprio, aqueles que sentiram isso apenas uma vez, sentiu a mais pura e bela sensação e se tornaram Deus, deixando para traz esse mundo de seres comuns...