Educação Anarquista
Uma educação anarquista deve levar em conta os princípios da escola waldorf, de Summerhill, da própria doutrina anarquista, e por que não, da logosofia.
A escola waldorf porque seu ensino é dado em épocas, e não corrido. Ou seja, nas primeiras aulas da manhã se dá aula de uma matéria como matemática e geografia. E cada mes essa aula muda.
Numa escola anarquista as aulas da época deveriam ser obrigatórias.
Já depois do recreio vem as materias habituais, ingles, portugues, musica do jeito normal, com aulas de 45min. Aí entraria Summerhill, a liberdade do aluno em não participar das aulas, ele poderá ficar estudando a matéria de agrado, ou tocando instrumentos, ou em oficinas. Outro princípio que deve-se levar em conta é a ausencia de dever de casa. A criança deve escolher suas atividades fora da escola, sem ser coagida.
E como a criança leva para casa o sentimento anarquista da escola? Friso que só será possível quando alcançarmos a anarquia, ou o socialismo libertário. Por enquanto devemos ensinar as crianças a amar o dia dos trabalhadores, o 26 de julho, a morte do Che Guevara, o Domindo Sangrento, e faze-las levar para o mundo o sentimento anti-patriótico e anti-religioso, no caso de ser uma escola atéia. As escolas anarquistas devem optar se ensinarão religião ou não. Chegará o dia em que os religiosos e os ateus viverão sobre uma única bandeira da liberdade. E essa liberdade não é conquistada nem com a ditadura do proletariado nem com a democracia, somente com o socialismo libertário
Voces devem estar se perguntando: o que tem a ver logosofia com anarquia? O que podemos aproveitar dos ensinamentos de Gonzales Pecotche para nossa escola? Bem, pelo pouco que conheci do Colégio Logosófico e dos poucos livros que li sobre o assunto, percebi que Raumsol (codinome do Pecotche) ressalta a importancia da família e da disciplina. Mas como conciliar disciplina com anarquia? perguntam os leigos. Primeiro que anarquia não quer dizer ausencia de ordem, mas sim ausencia de coerção. E depois, a verdadeira disciplina é encontrada por dentro, não numa tábua com dez mandamentos. Por isso aconselho a escola adotar um regime de semi-disciplina: nas aulas de época é obrigatório o uso de uniforme, com cores vivas e de algodão, nas aulas restantes não. Pois nesse momento os estudantes tem liberdade de locomoção, e nós nos movemos com muito mais boa vontade sem estar submetido a uma regra exterior, podendo ser autonomo para escolher a própria roupa. É aconselhável que a escola tenha vestiários, de preferencia unissex, se não causar constrangimento, e guarda-volumes. Os materiais de estudo devem ficar em sala de aula, de preferencia destrancada, pois uma escola não é um cofre de banco, e as roupas e objetos pessoais nos guarda-volumes. Não é necessário o estudante ficar perambulando de mochila nas costas.
Mas voces devem estar se perguntando: como adotar medidas libertárias numa escola cercada por uma selva capitalista e autoritária?
Essa pergunta eu não sei responder. O que posso esperar é que com o surgimento de escolas anarquistas, as futuras gerações contemplem o nascer do socialismo anti-stalinista e libertário.
Obs. Fico satisfeito que tenha lido meu ensaio, e espero que me ajude com sua opinião e minha dúvida: como fundar uma escola anarquista?Pois essa pergunta também não sei responder.