O AVANÇO DA CRIATIVIDADE

Para o texto: PENUMBRA (T3148343)

http://www.recantodasletras.com.br/contos/3148343

De: Marcia Mattoso

09/08/2011, 04h29min. Boa noite, estimada Márcia! Recebi esta peça textual no Orkut, e, como havia referência à publicação no Recanto, vim curti-la. Na publicação orkutiana, entendi (subliminarmente) que haverá continuação deste espécime prosaico que, realmente – tal como está – é de absoluta indefinição classificatória. Pode ser que venha a se ajustar à modalidade CONTO, pode ser que se encaminhe para a CRÔNICA. No Conto, terá de haver uma melhor urdidura ou tessitura dos personagens e não somente uma pessoa a fazer a narrativa, tal como está até o presente momento, na lavratura atual, principalmente pelo final da peça, por seu lirismo e indefinição (e sem o final surpresa que existe no conto) encaminha-se para a Prosa Poética. O dado verbal que ressalta aos olhos é a tentativa de ampliar a sugestão através do uso das reticências... Percebe-se que o narrador (prosaico) vinha normalmente a contar a sua historieta com certo suspense desde o título até ("Está vendo o vulto daquela mulher na janela?") e, de repente, o espírito poético tomou conta do final da obra. Porém as figuras de linguagem não comparecem no final, especialmente as METÁFORAS. Portanto, inexiste o Poético por falta de linguagem em sentido conotativo. Noto, no entanto, por conhecer parte de tua trajetória como escriba iniciante em Poesia, que estás buscando novo formato e nova linguagem para os personagens que compõem o teu "alter ego", e esta projeção pode te levar, com sucesso, à Prosa e suas várias espécies. Vejo esse intento como um amadurecimento de tua criatividade formal. Toca em frente, já não és somente uma buscadora do poema e, sim, uma escriba com amplas possibilidades de descobertas na forma e no conteúdo dos assuntos ou temáticas. Parabéns! Persevera, dedica-te, que chegarás ao topo da comunicação com o teu leitor! Logras algum avanço com este texto. Da concisão do texto virtual em lindos cartões tipo "recados de amor", no Orkut, para quintais mais requintados. Que tens talento e alta criatividade, não tenho dúvidas. E o teu inquieto espírito (que tem muito a contribuir) continuará a nos munir de ótimos exemplares em verso e prosa.

– Do livro TIDOS & HAVIDOS, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3149249