Apendemos o amor pela dor
AMOR aprende-se através da DOR
Indulgência x Maledicência
Paciência x Irritação
Caridade x Egoísmo
Fé x Insegurança
Simplicidade x Vaidade
Perdão x Mágoa
Humildade x Orgulho
Mansidão x Brutalidade
Obediência x Revolta
Razão x Ignorância
Há um velho ditado eque diz que:
"Quando não se aprende através do Amor, aprende-se através da Dor"
E de onde vêm essas duas forças? De dentro de nós....
Uma vez que temos o livre arbítrio sempre podemos escolher os caminhos... e a vida é sempre uma escolha. Porém, nunca podemos esquecer que para cada escolha (ato ou omissão), há sempre uma conseqüência. Tudo tem seu preço.
Nós fizemos uma pequena tabela para balizarmos onde podemos agir para melhorar nossa felicidade, iluminar nossos caminhos, nortear nossas escolhas.
Vejamos:
Indulgência e Maledicência: A pessoa indulgente é aquela que é tolerante e compreensiva para com os defeitos alheios. Não comenta levianamente os erros dos outros, e sempre procura realçar o melhor lado das pessoas. Quando fala de um defeito ou erro alheio, é sempre com caridade e benevolência e com objetivo de aprender ou ensinar.
Façamos uma reflexão: Temos sido mais indulgentes ou maledicentes?
Paciência e Irritação: Vocês se lembram do AMOR que é paciente...não se irrita,?
Irritação e nervosismo são as fontes dos desequilíbrios por que passa a sociedade como um todo e cada um de nós individualmente. Todos estão com pressa, correndo atrás de seus interesses. E se alguém ou algo atrapalha esta correria, as pessoas se descontrolam e se atiram contra este obstáculo de uma forma lamentável. Muitas vezes esses obstáculos são Dádivas Divinas para nos chamar a atenção. Nossos descontroles emocionais trazem conseqüências espirituais funestas, tanto quanto graves males físicos.
Com a prática diária da paciência, que é a tranqüilidade e a calma perante os obstáculos ou às coisas que nos atingem, nós iremos cultivar uma vida mais saudável, tanto no campo espiritual como no físico.
Façamos uma auto-análise. Somos pacientes com aqueles que “atrapalham” nosso caminho?
Obediência e Revolta: A obediência aos desígnios da vida e às Leis de Deus é a condição primordial para evitarmos um sentimento comum, que é a revolta perante as mais variadas situações da vida. A melhor e mais rápida maneira de passarmos por um período ruim é aceitarmos a situação, e não reclamar dela, trabalhando incessantemente para melhorá-la. Lembremo-nos que TUDO É PASSAGEIRO.
Revolta gera desequilíbrio e desequilíbrio gera mais dor e sofrimento.
RESIGNAÇÃO é a palavra...e não se confunde com acomodado.
Eu pergunto ...estou resignado em todos os campos da minha vida?
Perdão e Mágoa: A mágoa é um dos mais destrutivos venenos espirituais, trazendo prejuízos incalculáveis ao ser.
A mágoa nos corrói por dentro.
Jesus colocou uma grande ênfase ao perdão das ofensas, porque ele sabia que só assim poderemos evitar sofrimentos profundos, para nós e os nossos companheiros de vida.
E só se perdoa de verdade quando esquecemos emocionalmente as ofensas recebidas. Esta atitude é indispensável para a nossa saúde mental, física e espiritual.
Novamente, façamos uma VERDADEIRA reflexão:
Há mágoas escondidas em nosso peito?
Mas para perdoarmos verdadeiramente, precisamos tratar de nosso orgulho.
Orgulho: O orgulho é , dos defeitos, o mais difícil de ser combatido, pois ele está no âmago do nosso ser. Ele nos trás a falsa idéia de que devemos ter privilégios, que somos superiores em relação a maior parte de nossos irmãos. Além disso, o ORGULHOSO é méis refratário a receber conselhos e procurar se aprimorar, pois acha que não necessita.
Em todos nós, sem exceção, encontraremos algumas formas de ORGULHO.
Ele pode ser racial, profissional, religioso, social entre tantos outros.
Peço 15 segs. para que você s rapidamente identifiquem uma formo de si.
Sou mais inteligente/preparado que fulano(e isso me faz superior)....ou outro qualquer.
Seria engraçado se não fosse triste. Muitos de nós tem orgulho por sermos caridosos, ou de sermos espíritas, os ajudado alguém.
Isso mostra que talvez o orgulho seja o ultimo defeito que conseguiremos trasnformar. COMO COMBATE-LO?
EXERCITANDO A HUMILDADE, que se faz quando nos colocamos abaixo de Deus e iguais aos nossos irmãos. O exercício da humildade se dá quando procuramos em nós os defeitos que só víamos nos outros, nos conscientizando de quem realmente somos.
Essa lista poderia ser maior., não comentamos sobre a Caridade e seu oposto, o Egoísmo, sobre a Mansidão e Brutalidade e tantos outros ensinamentos que JESUS nos legou mas que infelizmente ainda não aprendemos.
Vamos nos fixar em mais 02 que considero serem boas ferramentas para que nos convençamos a nos comprometer com nossa reforma interior:
Falemos da
Razão e Ignorância: A ignorância é a ausência de conhecimento e compreensão das coisas. E só iremos superar a ignorância , exercitando o que Deus nos deu de mais valioso, que é a nossa inteligência.
Nos instruindo, aprenderemos e nos convencer que não devemos mudar o mundo, mas a nós mesmos. E poderemos ampliar o conceito que nos foi passado de exercitar a FÉ raciocinada. Sim faltou falarmos da FÉ. Poderoso instrumento que tem como seu oposto a INSEGURANÇA.
Fé e Insegurança: A fé não é só religiosa, mas é sim um sentimento de força de vontade, ou vontade de querer, que pode ser usado em todos os aspectos de nossa vida. A fé nos dá a capacidade de usarmos os nossos atributos para atingirmos certos objetivos. Ela tem que estar aliada à humildade, para reconhecermos as nossas limitações e procurarmos superá-las. Já a fé religiosa direciona todas as nossas capacidade para procurar somente o bem, dando-nos uma confiança no futuro e na justiça de Deus. A Doutrina Espírita alia a este sentimento a lógica e a razão, transformando este sentimento em fé racional, que é o maior instrumento para combater as inseguranças que tomam conta do nosso ser em alguns momentos de nossa vida.
Mas a fé, como todos os atributos, não nasce pronta, não se compra, mas se trabalha para seu crescimento.
Todos nascemos com as sementes da fé. Precisamos alimentá-la com o adubo do conhecimento e rega-la com os fluidos do amor.
Se tivermos fé do tamanho da semente da mostarda, moveremos todas as verdadeiras montanhas que nos atrapalham. A montanha da ignorância, a montanha do orgulho, da desesperança, da maledicência e todos os outros obstáculos que , vindo de nós , nos causam tanta DOR.
Quando conseguirmos fazer com que o AMOR cresça em nós em suas mais diferentes facetas aqui expostas finalmente não mais teremos que sentir DOR.
Enquanto isso não ocorre, a DOR nos é bendita, pois nos mostra(Nós é que não vemos) onde devemos mudar.
Encerro pedindo para que tenhamos discernimento e forças para identificar as REAIS causas de nossas DORES e coragem para exercitarmos o verdadeiro AMOR .