Cda um já tem um HD externo.

Bem, a questão aqui é muito simples e se dirige aos nossos educadores, que se vêem, a cada dia que passa, com mais dificuldade de despertar no aluno o gosto pelos estudos.

Recentemente, eu vi uma palestra de Viviane Mosé na qual ela dizia: “vivemos hoje uma revolução da memória, não há mais motivos para decorar os nomes dos rios da China, nem os afluentes da margem direita e esquerda do Amazonas”.

E isso me foi como um BOOM. Realmente, não há mais necessidade, e eu fui tomada de espanto, porque na época de escola eu decorava tudo isso, e até hoje não vejo motivos para tal.

O que solicito aqui, queridos professores, é que vocês parem, mas parem mesmo, de formar robôs. De formar crianças que conhecem os poemas de Vinícius de Moraes de cor. Se ele precisar de um, ele procura na internet.

Ao invés disso, vamos mostrar a importância que esse poeta teve.

Vamos explicar, pra que cargas d’água me serve a força de tração. Não com exemplos idiotas sobre carros em desenho. Vamos ver um documentário sobre a montagem de um carro, vamos ver um carro de verdade em funcionamento.

O que eu estou convidando TODOS, (não só os de português, não só os de matemática) a fazer é simples: vamos formar cientistas no 2º grau que já foi conhecido como “científico”, e que de científico não tem nada.

Vamos formar cientistas em física, em biologia, em língua (sim, porque há também este tipo de cientista, mas muita gente só vem saber disso quando chega à faculdade de letras. E de LETRAS, porque nas outras, este conhecimento continua perdido.). Vamos mostrar para nosso aluno que pode ser interessante conhecer essas disciplinas.

Não pensem, pelo amor de Deus, que quero que todas as aulas sejam lúdicas. Isso seria política de pão e circo, e disso eu não gosto. Mas estou querendo entender os motivos da guerra e não saber as datas e os nomes dos envolvidos.

Vamos dar ao nosso aluno um maior conhecimento de mundo, vamos formar uma pessoa crítica, que pode não saber o nome das florestas, ciliares, temperadas, sem tempero, mas vai conhecer a importância do meio-ambiente.

Eu acho que era só isso. É fácil? Não, não é. Mas se cada um fizer um pouquinho...

Karine Maria Lima
Enviado por Karine Maria Lima em 18/06/2011
Código do texto: T3042136
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.