Classe e visão

A visão é uma coisa interessantíssima, e a falta dela extremamente instrutiva. A maioria das pessoas não consegue, nem se interessa por compreender qualquer dificuldade de visão nas outras pessoas, até sentir, ela própria, alguma dificuldade. Aparentemente, ninguém escapa de vista cansada aos 40, embora ela possa ser compensada e camuflada por uma pequena miopia.

Para o indivíduo que perde a visão há uma dificuldade em reconhecer esse fato. O homem comum pode perguntar:

– Mas ele não vê que não está vendo?

A resposta é não! O que acontece nesse caso é exatamente a incapacidade de ver.

Várias outras características se assemelham à visão, em especial aquelas que constituem percepções.

Certos indivíduos percebem “coisas de classe” imediatamente, tais coisas, automaticamente lhes chamam a atenção. A imensa maioria, no entanto, apresenta uma verdadeira cegueira para com aquilo que é chamado classe, confundindo classe e luxo.

Outro fato interessante é que enquanto a maioria nunca conseguirá discernir elementos de classe, algumas pessoas são capazes de perceber essas coisas desde muito novas, reconhecendo-as assim que se deparam com elas.

Houve um tempo em que os mais pobres estavam alijados de certas possibilidades. Com o surgimento da internet, tenho percebido que pessoas muito jovens, mesmo morando em interiores, conseguem se deparar e usufruir daquilo que chamo classe, e se desenvolvem com enorme rapidez.

A maioria, no entanto, permanece cega.