A teoria da relatividade

Dentre as várias teorias científicas que surgiram durante todos esses anos em que o ser humano, enquanto ser pensante, manteve sua curiosidade afoita, a teoria da relatividade se destaca pelo fascínio imposto às legiões de estudiosos e leigos, graças a sua complexidade e exatidão. O primeiro ponto que faz dessa teoria um marco da ciência é seu autor, o físico alemão Albert Einstein (1879-1955). Considerado um dos mais brilhantes cientistas de todos os tempos, Einstein nem sempre se mostrou um prodígio. Em sua infância, era considerado insociável e lerdo. Porém, quando adulto, reformulou o pensamento científico, com suas teorias ousadas e revolucionárias. Um simples exemplo de como Einstein foi genial: você nunca se perguntou como os postes de luz conseguem acender e apagar sozinhos, sem que ninguém precise fazer alguma coisa? A resposta esta em um dispositivo baseado em uma descoberta de Einstein, conhecida como efeito fotoelétrico.

Mas, sem dúvida nenhuma, a maior contribuição do físico alemão foi a teoria da relatividade. Talvez você já tenha lido algo a respeito, mas nunca tenha conseguido entender como é essa tal teoria. É isso que tentarei explicar nesse ensaio.

Todos nós pensamos no tempo como algo sempre constante. Uma hora é uma hora. Um segundo é um segundo. O tempo não muda. Não é como o espaço, que pode ser esticado ou comprimido. O que Einstein descobriu é que, na verdade, o tempo sofre variações. Ele pode passar mais rápido ou mais lento, dependendo de alguns fatores. E o principal fator se chama velocidade. Mais precisamente, a velocidade da luz que, em números, vale 300000 mil quilômetros por segundo. Um exemplo muito comum é o e dois astronautas com a mesma idade, digamos 30 anos. Enquanto um fica aqui, no planeta Terra, outro viaja pelo universo em uma nave capaz de chegar a uma velocidade muito próxima a da luz. Se o astronauta viajar pelo espaço por uns 20 anos, retornando à Terra com 50 anos de idade, encontrará o outro astronauta, que ficou a aqui, com quase 60 anos. Como isso é possível? É que, para o astronauta que viajou pelo espaço, próximo a velocidade da luz, o tempo passou mais devagar.

È lógico que é tudo teoria, você deve estar pesando. Quando foi lançada, realmente não passava de disso. Porém, foram feitas experiências que comprovaram esses efeitos. O caso dos dois astronautas é apenas um exemplo. Na verdade, não seria possível realizar esse procedimento. Nenhuma nave é capaz de alcançar a velocidade da luz. Os experimentos foram realizados com instrumentos científicos precisos, próprios para análises dessa natureza.

Pensar no tempo como algo relativo ao espaço, como diz a definição da teoria, não é nada fácil. Se para estudiosos já é difícil, imagine para pessoas que nunca tiveram contato com essas idéias. Portanto, não se sinta mal, caso não tenha entendido o que é essa tal teoria da relatividade. O mais importante, é que ela foi de grande importância para a ciência. pois possibilitou que pudéssemos enxergar coisas que não estavam a vista. Pois, como diz uma outra definição dessa teoria, é tudo uma questão de ponto de vista.

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 30/05/2011
Código do texto: T3003973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.