Brevíssimo ensaio sobre a 'Felicidade'

*A felicidade, desesperadamente - André Comte-Sponville

Ao final do livro, entendi o significado da palavra aqui usada: "desespero". Isso causa tanto estranhamento....

Felicidade através do desespero? Mas, aparentemente são antíteses, paradoxos... como uma felicidade pode ser "desesperadora"? O desespero está relacionado à esperança. Na verdade, desespero é não esperar. Então, pude entender perfeitamente o título. Na frase de Woody Allen: "Como seria feliz se fosse feliz!" resume bem a ideia: se eu espero, significa que estou desejando algo que não depende de mim, logo, vem o sofrimento e a lamentação, justamente por que nem sempre as coisas são como planejávamos, ou seja, somente nossas atitudes dependem de nós. Nós temos uma ideia sobre "algo" e "algo" tem ideia contrária ou nenhuma sobre nós.

Como o autor diz, "muita gente morreu sem ter entendido isso; aproveite!".

A felicidade na vida está nessa conservação do contínuo presente. Não o passado. Não o futuro que tanto nos incomoda, por ser incerto, por ser parcialmente alheio ao que vivemos, hoje. Não esperar é um exercício diário, assim como é viver cada dia por sua vez: você precisa fazer manutenção de muitas coisas ao longo do dia, até mesmo rever diariamente sua saúde: o corpo, a mente, as atividades... não ter esperança significa não se apoiar na ignorância, na fé, no outro, em outras palavras, "Só é feliz quem perdeu toda esperança; porque a esperança é a maior tortura que há, e o desespero, a maior felicidade." Isso não significa se tornar apático ao que vier se acrescentando à sua vida. Um exemplo: é como uma pessoa que nunca jogou na mega, mas resolve jogar. O resultado sai e ela ganha. Aparentemente, ela não era menos feliz antes do fato e nem por isso sua vida tinha parado, pois ela não se entregou ao vício do jogo. Ela era feliz e com o prêmio ficou ainda mais. Se tivesse perdido, ela teria perdido o jogo e não sua vida. Essa opção de não esperar, pelo contrário, te faz perceber melhor as coisas. De que maneira? Com olhos desesperados e certos de que é melhor uma verdade triste que uma mentira alegre.

"Triste viajante o que só espera a felicidade na chegada!"

Daiane Cristalina
Enviado por Daiane Cristalina em 27/05/2011
Reeditado em 27/05/2011
Código do texto: T2997314
Classificação de conteúdo: seguro