Intolerável

Jesus Cristo é a base da fé de todo o mundo cristão e nos ensina os dois maiores mandamentos "amar a Deus sobre todas as coisas" e "ao próximo como a si mesmo". Não dá pra viver com Deus sem conviver com o próximo.

Vivemos um momento delicado de intolerância religiosa onde falta o respeito às crenças do próximo. Guerras são travadas simplesmente por conta da fé religiosa.

Em nome de Deus as maiores atrocidades são cometidas e tudo começa quando as pessoas acreditam que encontaram um Deus melhor do que o das outras pessoas e em nome dessa fé tudo é justficável.

Vejo com tristeza a dificuldade de diálogo entre as religiões: judeus detestam muçulmanos e vice-versa, mas se trata do mesmo Deus. Evangélicos não toleram os espíritas e vice-versa, mas é o mesmo Deus.

O grande dilema de todos é que em algum lugar de seu credo está sempre a ordem de Deus para que todos se amem e se compreendam.

Vejo como um desrespeito à lei de Deus ( amar ao próximo)  e à dos homens ( Constituição Federal de 1988) agir com intolerância diante da fé de outras pessoas, pois somos filhos do mesmo Deus, pagamos os mesmos impostos e vivemos sob o império da mesma lei.

Para compreendermos e respeitarmos a fé alheia precisamos conhecê-la a fundo, da mesma maneira que desejamos que conheçam a nossa, para não nos sentirmos discriminados.

Hoje procuro não pescar em aquários demovendo as pessoas de sua fé e de sua maneira de pensar, procuro levar a mensagem cristã a quem não a conhece.Procuro também não me fixar em detalhes que possam gerar controvérsias e em nada acrescentam.

Em que minha vida muda quando aprendo que o patriarca judeu chamava-se Abraão. Mas o que em minha vida muda quando me torno mais tolerante porque aprendi a amar meu próximo como a  mim mesmo. É a diferença entre a forma e o conteúdo.

Não é meu objetivo que você mude a sua fé ou que concorde comigo, mas sim que mesmo sendo diferentes possamos conviver em harmonia como Jesus Cristo nos ensinou.