O Headhunter

Dizem que Deus não escolhe os preparados, e, sim, prepara os escolhidos. Isso é verdadeiro se levarmos em consideração o livro de Êxodo, que é o segundo da Bíblia. Lá, ele seleciona Moisés para ser o cabeça do povo de Israel. Moisés terá a missão de libertar esse povo das garras de Faraó, rei do Egito.

Moisés não aceita o cargo, alegando que é gago e não poderá, portanto, se apresentar ao rei do Egito, sem ter desenvoltura no falar. Deus, como grande caça-talentos (ou headhunter, como se diz no business world), não aceita a recusa de Moisés. Garante-lhe que é capaz de cumprir essa missão. Para tranquilizar Moisés, o Todo-poderoso garante que ele terá um "colega de trabalho", que será Arão, seu irmão. E também proporciona-lhe um "treinamento", dizendo quais as palavras deverá dizer a Faraó, e o que deverá fazer. Para completar a preparação, Javé diz a Moisés que, caso Faraó pergunte o nome de seu "patrão", a resposta é "EU SOU". Esse é o nome pelo qual o SENHOR quis ser conhecido.

Moisés adquiriu confiança e "vestiu a camisa" da "empresa" chefiada pelo Altíssimo. Após ser treinado por pelo ADONAI IHAWEH TSEBAOTH (SENHOR JAVÉ DOS EXÉRCITOS) conseguiu fazer coisas admiráveis, como: 1) erguer a serpente de bronze às alturas; 2) invocar nada menos que as dez pragas sobre o povo egípcios; 3) separar o Mar Vermelho em duas partes, a fim de que o povo o atravessasse a pé seco; fechar o Mar Vermelho sobre os soldados do exército de Faraó, o qual descumpriu sua promessa de deixar o povo israelita sair do Egito, enviando o exército ao encalço deles.

Que patrão é o Todo-poderoso! Não descarta seus trabalhadores, mesmo que eles se saiam mal na entrevista de emprego, como foi o caso de Moisés.

E nós? Estamos dispostos a assumir o emprego que Deus nos dá a cada dia? Quando Deus chegar no nosso "pe-do-ouvido" e disser: "A quem enviarei?", respondamos como o profeta Isaías: "Eis-me aqui! Envia-me!". E façamos o trabalho, sabendo que teremos apoio de colegas, como o teve Moisés, na pessoa de Arão, e que o "patrão" nos ajudará sempre, dizendo-nos como devemos agir.

Deus sussura, fala e às vezes quase nos grita ao ouvido. O problema é que nem sempre o escutamos. Mas vale a pena tentar. Deus se aproxima daqueles que seriamente o buscam. Isso está na Bíblia, mas vou fazer uma pequena correção no texto sagrado: Deus não se aproxima de nós. Ele já está em nós. Nós é que precisamos buscá-lo dentro de nosso íntimo.

Conforme disse o Mestre de Nazareh, batei, e abrir-se-vos-á; pedi e dar-se-vos-á. Buscai, e achareis. Precisamos buscar com muita constáncia. Então descobriremos uma alegria indizível, sentir-nos-emos isolados, sem poder comunicar isso a ninguém, pois somente quem acha tal tesouro poderia entender o que se passa dentro de alguém a quem a porta foi aberta.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 17/04/2011
Código do texto: T2913644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.