Ensaio: Pensando a Educação de Jovens e Adultos

* Sou estudante de Pedagogia (3º ano) da Universidade Sagrado Coração (USC), em Bauru-SP.

ENSAIO PEDAGÓGICO

Existem inúmeros estudos e teorias metodológicas pedagógicas que estão relacionadas e podem ser aplicadas na Educação de Jovens e Adultos. No entanto, é evidente que todas elas tem uma fonte mátria em comum: a “Pedagogia da Libertação”, de Paulo Freire. Nela, o célebre autor elabora uma série de raciocínios baseados cientificamente, mas que se mesclam, em igualdade de condições e importância, com o empirismo popular de seus alunos e as contribuições que estes trazem à sala de aula.

Lendo vários autores, é possível observar que o caráter/objetivo da EJA está em buscar caminhos abrangentes e criativos para assim inserir os estudos na vida cotidiana do aluno, de modo a dar-lhe noção de que são úteis e, quiçá, indispensáveis para suas ambições pessoais e profissionais. Aliás, tais ambições podem, em muitos casos, ganhar vida e viabilidade se o aluno conseguir visualizá-las nas aulas.

Exemplificando, vemos no filme brasileiro “Narradores de Javé”, que o analfabetismo da comunidade, destruída para a construção de uma hidroelétrica, foi o ponto crucial que evidencia a imensa importância de, “simplesmente”, ser alfabetizado, e como a ausência dessa condição foi literalmente catastrófica para todos os moradores do Vale do Javé.

Por todos esses exemplos, podemos ver que, acima de tudo, o educador que se envolve com a Educação de Jovens e Adultos, não apenas leciona, mas é incumbido de estimular as vidas política, social e cultural do indivíduo, gerando nele o ''ser mais'', (vide o livro “Educação e Mudança”, de Paulo Freire) que, no fim das contas, o próprio aluno descobre em si mesmo, potencializando algo que a sociedade piramital da atualidade oculta do cidadão.

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Rafael Otávio Modolo
Enviado por Rafael Otávio Modolo em 24/02/2011
Código do texto: T2811301