o Bullying

É bom estarmos informados e prevenidos - http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Muita gente não sabe o que é, até se sentir vítima disso. Há até quem, espalhando rumores de que se trata de acções terapéuticas, inicie um processo desses visando vários objectivos camuflados, ocultando o principal objectivo ou juntando outros que não são difundidos.

Algumas vezes, as desculpas usadas para tais práticas chegam mesmo a ser explicadas como "pseudo-tratamentos", só que feitos à revelia dos atingidos.

É montado um círculo, isolando o alvo, angariadas pessoas para o efeito e, muitas vezes convencendo familiares e pessoas directamente ligadas a colaborar.

Geralmente praticado para desviar alguém de outra pessoa, de certas zonas, forçar comportamentos, obrigar a certas práticas, aterrorizar, desacreditar, colar determinada imagem, etc etc.

Tipos de bullying - Os bullies ( aqueles que fazem o bullying) usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:

Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.

Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.

Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os.

Espalhar rumores negativos sobre a vítima.

Depreciar a vítima sem qualquer motivo.

Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.

Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade, uma mulher, amigos), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.

Fazer comentários depreciativos sobre ele, sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.

Isolamento social da vítima.

Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc)., clonagem de montagens e/ou interferências nos circuitos televisivos e internet, etc

Chantagem.

Expressões ameaçadoras.

Grafitagem depreciativa.

Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").

Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas .

__________________

Vivendo e aprendendo.

Dimuka
Enviado por Dimuka em 22/02/2011
Código do texto: T2807099