IDEOLOGIA SÓCIO CULTURAL EM MARTINHO DA VILA
IDEOLOGIA SÓCIO-CULTURAL
EM MARTINHO DA VILA
NO PRIMEIRO SUCESSO JÁ DISSE A QUE VEIO. TODOS CANTARAM; MUITOS SE IDENTIFICARAM MAS POUCOS PERCEBERAM O CONTEXTO POLÍTICO, INTRÍNSECO NAQUELE SAMBA DE RITMO DOLENTE E MELODIA CONTAGIANTE.
PEQUENO BURGUEZ, MOSTRA AO MUNDO, COM VEEMÊNCIA, AS MAZELAS DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO DA ÉPOCA, COMO TAMBÉM A FALTA DE POLÍTICA PÚBLICA QUE ORIENTASSE AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS A PLANEJAR SUAS FAMÍLIAS QUANTO AO NÚMERO DE FILHOS.
“FELICIDADE.
PASSEI NO VESTIBULAR
MAS A FACULDADE
É PARTICULAR.”
“... MAS LÁ EM CASA, MEIA NOITE,
TINHA SEMPRE A ME ESPERAR
UM PUNHADO DE PROBLEMAS
E CRIANÇAS PRA CRIAR.”
SE ESSES VERSOS TIVESSEM SIDO ESCRITOS POR ALGUÉM DA ELITE DA MPB TERIAM SIDO CENSURADOS, COM CERTEZA. MAS MARTINHO DA VILA CONTAVA COM ALGUNS FATORES QUE O PROTEGIAM CONTRA A CEGA VORACIDADE DOS GUILHOTINEIROS DA PRAÇA MAUÁ:
-- SEU NOME NÃO FAZIA PARTE DA LISTA DOS ARTISTAS “MALDITOS”.
-- A SUA PASSAGEM PELAS FILEIRAS DO E.B. , ONDE EXERCEU PATENTE DE SARGENTO, NÃO O COMPROMETERA PERANTE SEUS SUPERIORES.
-- SE O TEXTO TRAZIA ALGUMAS “MORDIDAS” NO SISTEMA - “ANDEI DE TREM ATRASADO” -- “SEM JANTAR E BEM CANSADO” -- CONTINHA TAMBÉM ALGUM “AFAGO”: -- “MAS FELISMENTE EU CONSEGUI ME FORMAR.” -- FRASE QUE SERVIU DE INCENTIVO PARA MILHARES DE JOVENS POBRES TENTAREM OS VESTIBULARES. E DESSAS UTILIDADES PÚBLICAS INVOLUNTÁRIAS E NÃO OFICIAIS, O AUTORITARISMO SE ALIMENTOU DURANTE SEUS VINTE E UM ANOS.
BETO MACHADO
DISRITMIA.
O RITMO DA POLÍTICA DO PAÍS ESTAVA NUMA BATIDA QUE EU CHAMARIA DE “PÉ QUEBRADO”. CAMINHAVA MANQUITOLANDO, POIS DITADURA NENHUMA CONSEGUE CAMINHAR COM REGULARIDADE, VISTO QUE A LIBERDADE É UM DOM DIVINO, DE QUE NÓS, HUMANOS, NÃO ABRIMOS MÃO.
MARTINHO DA VILA SURGIA, INCONSCIENTEMENTE, COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS DO SAMBA CARIOCA. OCUPANDO O ESPAÇO, ATÉ ENTÃO VAGO, ENTRE O SAMBÃO PERCUSSIVO DAS ESCOLAS E O SAMBA ORQUESTRÁVEL DAS RÁDIOS.
A COMPOSIÇÃO DISRITMIA CUMPRIA FIELMENTE A SUA FUNÇÃO DE MINIMIZAR A CARÊNCIA EMOCIONAL DO POVO BRASILEIRO. PORÉM, AOS OLHOS DE SOCIÓLOGOS E CIENTISTAS POLÍTICOS, POR DENTRO DAQUELA INDUMENTÁRIA LÍRICA E ROMÂNTICA DO TEXTO, APARECIA UM CONTEÚDO REIVINDICADOR E CONTEXTADOR:
“EU QUERO ME ESCONDER DEBAIXO DESSA SUA SAIA” .
SOAVA COMO UM PEDIDO DE SOCORRO, DIANTE DA INSEGURANÇA QUE SE LHE APRESENTAVA EM SEU HABITAT.
“EU QUERO SER EXORCIZADO PELA ÁGUA BENTA
DESSE OLHAR INFINDO.” - DEMONSTRA SUA INSATISFAÇÃO COM O PRÓPRIO ESTADO DE ESPÍRITO QUE, NAQUELES QUE SE CARACTERIZAM POR NÃO SE PERMITIR ALIENAR. NAQUELE MOMENTO, O QUE SE PRETENDIA ERA EVOLUIR DA DITADURA TEMPORÁRIA PARA A DEMOCRACIA PERMANENTE,( o quanto antes).
A DESPEITO DE TER CONVIVIDO EM AMBIENTE MILITAR, DURANTE ALGUNS ANOS, MARTINHO NÃO EXALA O ODOR DA CASERNA MAS, SIM, EXPÕE UM DISFARÇADO ASPECTO DE DISPERSÃO, O QUE NA ÉPOCA SUGERIA ALIENAÇÃO POLÍTICA. ELE CLAMA E INVOCA A PRESENÇA DA DEMOCRACIA, MAS PACIFICAMENTE. (DENGO E CAFUNÉ) SÃO EXPRESSÕES QUE REVELAM SUA ÍNDOLE DE PAZ, MESMO QUESTIONANDO, CONTESTANDO, REIVINDICANDO.
“ME DEIXE TE TRAZER NUM DENGO
PRA, NUM CAFUNÉ, FAZER OS MEUS APELOS.”
BETO MACHADO
RECRIANDO A CRIAÇÃO
NESTA COMPOSIÇÃO ELE MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA CITAÇÃO DE PERSONAGENS VALOROSOS DA NOSSA HISTÓRIA: (MARECHAL CANDIDO RONDON E ZUMBI DOS PALMARES)
“AO PROVAR DO SEU BATON
FUI TENTANDO ME ENVOLVER.
MANDEI A RAZÃO PROS ARES.
ELA ME QUIS UM RONDOM,
MAS DIZ QUE EU FUI UM ZUMBI
SENSUAL, REI DOS PALMARES.”
DURANTE MUITOS ANOS OS LIVROS DIDÁTICOS OMITIRAM TANTO A EXISTÊNCIA, QUANTO A IMPORTÂNCIA DE ZUMBI DOS PALMARES, EXCLUINDO- O DA LISTA DOS ELEMENTOS PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA DO BRASIL.