Sábio

Conta - se que um discípulo foi encaminhado pelo seu Mestre á ir á procura de um novo Senhor, para que lhe fosse ensinado novas técnicas, novos conhecimentos. Pois lhe disse seu Mestre: _ Vá pela floresta que encontrará pelo senhor qual irá dizer o que tanto precisas ouvir. Respondendo-lhe de imediato e com muita euforia o discípulo em alerta total disse:_ Mas Mestre!! La não há nenhum sábio que eu tenha ouvido dizer!

Perdoe-me mestre, más não estou entendendo! Com olhar de reprovação sobre seu discípulo, ele despejou um fogo nos olhos sendo que rapidamente foi ouvido. E assim saiu pelo caminho ao encontro de um novo Mestre. Quanto mais caminhava pelas matas distante do povoado, sua mente parecia querer estrangular com tantos por quês. Mas sabia que no fundo de seu íntimo algo poderia estar sendo ensinado. Continuou o caminho tendo alguns calafrios por que a mata se fechava e o lugar ficava frio escuro ,úmido e as vezes sentia medo, pois não havia mas nada por lá, apenas mata um verde colossal que o engolia a cada passo pelas trilhas em meio a floresta. Lembrando do olhar de seu Senhor, não fez nada mas que caminhar em silêncio observando cada detalhe do caminho. Depois de sentir os pés cansados e suas sandálias a ponto de estourar, parou e notou um som vindo de algum lugar não muito longe de onde estava. Entrando por uma trilha toda encoberta por grandes folhagens, foi indo e pôde ver que lá havia sim um homem de braços fortes com um machado em mãos. Parou com certo receio de quem pudesse ser aquele homem solitário em meio a uma floresta. Perguntou á ele:_ O que faz aqui senhor? Em meio á uma imensa floresta! O homem parando de cortar as lenhas disse á ele: _ Sou um morador desse recanto! Por que pergunta? O caminhante disse com sorriso no olhar que nunca ouvira falar dele por aquelas regiões. Sim entendo o que pensas meu jovem!! Respondeu o lenhador. Em seguida perguntou ao caminhante:_ E você esta a procura de quem? De prontidão responde o caminhante. _Sou um Peregrino enviado pelo meu mestre para uma missão de conhecimento, por isso estou aqui. Sim disse o lenhador, conheço teu Mestre, ele lhe enviou para ter comigo mesmo! Pois estava esperando por você jovem discípulo.

O jovem ficou sem saber o que responder, apenas pensou que um Sábio fosse um homem totalmente diferente, estivesse vestido como um homem da corte, ou como um Rei, mas nunca como um lenhador.

Seu objetivo havia sido concluído, havia encontrado o novo mestre, que iria ensiná-lo novas técnicas Seu novo mestre era um homem das montanhas e um lenhador. Não era um homem dos vilarejos nem da corte. Ficou em silêncio pensando no ensinamento que havia aprendido.

Seu Mestre havia-lhe ensinado que um homem torna-se sábio pelo interior não pelo exterior, e que a mudança ocorre no interior do ser. Assim pôde compreender que aquele lenhador seria o novo mestre, que seu antigo senhor havia-lhe ensinado mais uma lição.

jrobertomxnomvm
Enviado por jrobertomxnomvm em 06/02/2011
Reeditado em 30/07/2024
Código do texto: T2775905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.