Reserva Extrativista Arióca Pruanã

A Reserva Extrativista (RESEX) Arióca Pruanã é uma Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), em cumprimento às diretrizes da “Política Nacional de Unidades de Conservação da Natureza” – atribuições do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

A RESEX Arióca Pruanã foi criada durante a gestão da Ministra do Meio Ambiente, Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, por meio do Decreto Presidencial s/nº, de 16 de novembro de 2005, com área de 83.445 ha (oitenta e três mil, quatrocentos e quarenta e cinco hectares), no município de Oeiras do Pará, Estado do Pará, entre as Coordenadas Geográficas 02° 07' 17.92" Sul e 49° 56' 54.15" Oeste.

A RESEX Arióca Pruanã foi criada para garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista residente na área de sua abrangência. Assim, ela visa preservar a natureza e, ao mesmo tempo, assegurar as condições e os meios necessários para garantir o modo de vida dessas populações tradicionais.

A criação da RESEX Arioca Pruanã ocorreu por demanda das comunidades locais, através de um longo processo de discussões e mobilizações sociais, através da atuação de diversas instituições, como por exemplo: Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Oeiras, Partido dos Trabalhadores (PT), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Ministério Público Federal (MPF) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

A população da RESEX Arioca Pruanã é de aproximadamente 3000 pessoas, distribuídas em 27 (vinte e sete) comunidades, que são: (1) Vila Valério, (2) Santo Antônio, (3) Santa Maria, (4) São Raimundo, (5) São Sebastião, (6) Ribeira, (7) Rio Branco, (8) Bela Vista, (9) Betânia, (10) Terra Alta, (11) Castanheira, (12) Deus Proverá, (13) Deus é Amor, (14) Filadélfia, (15) Galiléia, (16) Jacarequara, (17) Jarité, (18) Judeia, (19) Martinho, (20) Melancial, (21) Nova Esperança, (22) Pedreira, (23) Rio Preto, (24) Vila Nova, (25) Repartimento, (26) Timbó e (27) Baunilha.

As atividades econômicas dos ribeirinhos da RESEX Arióca Pruanã se caracterizam pela extração madeireira, caça e pesca, extração do açaí (fruto e palmito) e a produção agrícola familiar.

Desde 2007, boa parte dos trabalhos desenvolvidos na Reserva Extrativista Arioca Pruanã foram fruto do empenho da Bióloga Lígia Mara Cose. Em 2009, a Bióloga Lígia Mara Cose foi transferida para a Reserva Biológica (REBIO) do Córrego Grande, no Estado do Espírito Santo. Em julho de 2009, após o concurso do ICMBIO, o Biólogo Adriano de Sá Possemato deu seqüência aos trabalhos, incluindo efetivamente a RESEX Arioca-Pruanã no Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia). Em abril de 2010, o Biólogo Maximiliano Niedfeld Rodrigues e, em julho de 2010, o Engenheiro Florestal Patrick Rabelo Jacob chegam para compor a equipe. E, em agosto de 2010, o Biólogo Adriano de Sá Possemato foi transferido para a Reserva Extrativista Marinha de Maracanã, situado no litoral paraense.

Atualmente, trabalham na RESEX Arióca Pruanã 01 (um) servidor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO): (1) Patrick Rabelo Jacob.

A Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Arioca Pruanã (AMOREAP) foi criada em 2004 e tornou-se a Associação-mãe da RESEX Arióca Pruanã. Em 2010, ocorreu a eleição 2ª Diretoria da AMOREAP para um mandato de 3 anos. O 2º Presidente da AMOREAP foi o Sr. Jorge Almeida. O 3º e atual Presidente da AMOREAP é Pedro de Paiva Matias.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Abril de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 21/01/2011
Reeditado em 05/05/2014
Código do texto: T2743460
Classificação de conteúdo: seguro