O GRANDE MESTRE SE FORMA NA VIVÊNCIA PROFESSOR-ALUNO.
Por: David Kooperfield
São vários os motivos que colaboram para o surgimento de um grande professor. Mas o fator determinante é a relação professor-aluno.
Para alguns estudiosos do assunto, o docente antes do contato com seu educando, no decurso do processo de ensino-aprendizagem, não pode ser considerado ainda um mestre. Pode ser classificado, intitulado, conceituado, definido com um termo qualquer como: profissional do conhecimento, escritor, pesquisador do ensino, intelectual, entre outros, e qualquer destes termos por mais abrangente que possa se fazer, não será capaz de se aproximar do mestre.
É somente na relação com o aluno que o mestre se percebe e se reconhece como mestre, ou não. É somente ela (relação professor-aluno) que dá ao docente a dimensão do oficio.
Caro colega professor, ao sair do trabalho, seja uma escola de Ensino Fundamental, Médio ou até mesmo Superior, não importa o nível de ensino em que você trabalha que a sensação de professor invade seu corpo pelos poros penetra na corrente sanguínea, sobe ao cérebro e alcança a alma, e liberando uma enorme sensação de acalento e renovo, que ti motiva a continuar, pois tem a certeza de estar no lugar certo fazendo a coisa certa. Isso só ocorre se a tua prática docente (naquela disciplina ou curso) tiver sido de boa pra excelente.
Quando isto não ocorre, a sensação é inversamente angustiosa e frustrante e se generaliza por todo o nosso ser como uma febre intensa que se expande rápida.
Uma cosia deve ser esclarecida. A culpa não é única e exclusiva do professor. Se a aula foi boa é porque a turma reagiu bem, com interesse e curiosidade, colocando ao professor novos desafios, que o foram superados por estes, que nem sequer sabia estar preparado para tal. A turma agindo assim, o ajudou a se perceber como um grande mestre, e o reconhece como capaz de levar a turma a um nível superior.
Caso contrario, a turma se mantendo fria e indiferente, em nada ajudará a seu professor se revelar como um grande mestre. Este voltará frustrado consigo e com sua turma.
O bom mestre é como um grande de futebol de alto nível técnico que escalado num time ruim terá seu desempenho afetado e atuara mal.