A EDUCAÇÃO DO FUTURO

O planeta Terra está atingindo um nível cada vez mais insuportável de falta de educação, de ética, de altruísmo, de honestidade. Isso tudo desemboca na violência, seja na família, no trânsito, nas relações internacionais. Em pleno século XXI ainda existe a sinistra figura da guerra por território, por petróleo, enfim, por coisas que não possuem valor em si mesmas, por não serem perenes.

A educação, que poderia atenuar, e muito, esses problemas, é apenas uma palavra no dicionário, pois simplesmente não existe nas escolas, nem nas igrejas. Um dos grandes problemas para a negação da educação está na teologia cristã: Todas as igrejas pregam que o homem já nasce pecador, pois herdou essa maldita herança do primeiro casal (Adão e Eva).

Basear toda uma teologia num livro legendário, cheio de simbolismos, é algo extremamente desastroso. Dizer que o homem nasce pecador é contradizer o Cristo de Deus, quando disse: "Quem não se fizer igual a uma criancinha não entra no reino dos céus". Ora, se temos que ser como criancinhas para entrar no reino, as crianças já estão neles por sua inocência. Chamar uma criança de pecadora é tão monstruoso quanto mandar um inocente para a cadeira elétrica.

Educar as criaturas de Deus dizendo que foram feitas à imagem e semelhança dEle, e ao mesmo tempo chamá-la de pecadoras por natureza é muito prejudicial à evolução da humanidade.

Gera conflitos, guerras interiores, pois são contrastantes. Dizer que o homem tem seu destino eterno para o céu ou para o inferno no momento da morte é reduzir Deus a um tirano ou irresponsável. O apóstolo João, discípulo amado de Jesus, disse: "Deus é amor". E esse amor é incompatível com a monstruosidade do fogo eterno do inferno.

Os clérigos da cristandade sabem que Deus não éE capaz de atrocidades. Entretanto, para manter as igrejas, é necessário segurar os fiéis com duas correntes de aço: O MEDO e a ESPERANÇA. Medo do fogo eterno; esperança em um céu geográfico, num futuro que ninguém sabe quando será. Tem algo mais ridículo do que acreditar numa fraude dessas? As igrejas são estelionatárias do reino.

Nunca vi um padre ou um pastor dizer numa missa que o Espírito de Deus habita em nós, e que somos templo do Espírito. Ora, se o povo descobrisse que tem Deus dentro do seu íntimo deixaria de temer o inferno e esperar um céu distante. Em outras palavras, o povo seria teologicamente educado, espiritualmente preparado para viver o reino de Deus aqui e agora. "O reino de Deus está dentro de vós", diz uma boa versão das escrituras sagradas. "The Kingdom of God is within you". A tradução da palavra within em português é, segundo o MICHAELIS ON LINE: "adv 1 dentro, interiormente. 2 dentro de casa, em casa. is your father within? / o seu pai está em casa? 3 intimamente, no íntimo. I have this within / tenho isto em mim, dentro de mim." (www.michaelis.uol.com.br - acessado em 29/12/2010). Mas as bíblias católicas costumam traduzir essa palavra como "no meio de vós". Fica vago. É um ensino de cegos direcionado a uma multidão de cegos. Quando um cego guia outro cego, ambos caem no abismo, disse o Mestre Jesus Cristo.

A palavra educar (ou eduzir) dá a idéia de conduzir as pessoas. Mas a educação nas escolas e nas igrejas não conduz. Ela tange as ovelhas, como animais. Jesus Cristo educava, e ensinou seus apóstolos a educar suas ovelhas, e não a tangê-las.

Quando um mestre diz a seus discípulos que eles devem ser perfeitos como o Pai é perfeito, Ele está afirmando com todas as letras que temos a mesma possibilidade que ele de nos tornarmos bons, santos, perfeitos. Ele nos dá uma certeza aqui e agora de que o reino de Deus está dentro de nós. É diferente de ter medo do inferno e esperança vaga num céu que nem sequer vem depois da morte, pois entre o céu e o inferno foi criado um providencial purgatório. E o purgatório dá muito lucro à igreja, pois se as almas fossem direto para o inferno não pagaríamos missas para elas, pois já estariam perdidas. No purgatório, podemos gastar nosso dinheirinho com elas, pois ainda têm uma esperançazinha de irem para o céu. Que infantilidade!

Eu não me rotulo de professor. Fazem isso os meus leitores aqui do Recanto. Mas eu tenho diplomas suficientes para dar umas aulinhas de Português, Filosofia, Ensino Religioso, Sociologia... E estou me preparando para ter direito legal a ensinar inglês também. Mas o que eu desejo ardentemente é ensinar as pessoas a ouvirem o conselho do Filho de Deus, quando disse: "Sede inocentes como as pombas, e sagazes como as serpentes". Isso é um ensino verdadeiro. Se formos inocentes como as pombas (ou as criancinhas), teremos o reino aqui e agora, mas para isso temos que ser espertos como os ofídios, para podermos ficar livres das falsas doutrinas pregadas nos quatro cantos do mundo por aqueles que se dizem seguidores de Cristo, os cristãos. Com essas duas qualidades (inocência e esperteza), o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo não cairá na onda das vãs doutrinas e nem ficará sem doutrina, já que se tornou como uma criança, que não tem intenções malignas, que tem Deus mais manifesto em si do que os adultos mal doutrinados e acostumados a ser chamados de pecadores.

E por falar em pecadores, o original grego usa para a palavra pecado os termos HAMARTIA (grego) e HATÁ (hebraico), que, traduzidos diretamente para o português, têm um sentido de errar o alvo. Mas quando passa pelo latim, a palavra PECCATU faz uma enorme diferença, e já acumulou uma carga semântica muito poderosa. Um pecador é mais digno de punição do que uma pessoa que errou o alvo. Erraremos muito o alvo nesta existência, pois somos pessoas encarnadas, com um ego formado pelo corpo, com os sentidos e a mente. Somente quando desperta o Espírito de Deus em nós, isto é, quando temos a nítida consciência de sermos templo do Espírito de Deus, é que estamos aptos a dizer, com segurança: O reino de Deus habita dentro de vós. "Eu e o Pai somos um", disse Jesus Cristo. E pediu ao Pai em oração, que os discípulos fossem um com Ele, assim como Ele era um com o Pai. Isso só acontece quando aquele tesouro escondido é achado por nós.

Fazer as pessoas entenderem o espírito do Sermão da Montanha é promover a única educação possível. É fazer da Terra um paraíso, um reino divino, pois pessoas conscientes de terem a luz dentro de si não cometem as atrocidades que vemos hoje no mundo. Quanta crueldade, quanta violência! Tudo isso é ausência do conhecimento, do saber, do ter certeza de que somos luz, temos a luz em nós, para nos conduzir. "Eis que estou convosco todos os dias", disse Jesus Cristo. E está mesmo, pois o Espírito tem em nós o seu templo!

António Fernando
Enviado por António Fernando em 30/12/2010
Código do texto: T2700430
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.