Educação Ambiental e Cidadania

Ao longo da história da humanidade houve uma grande evolução no conceito de cidadania. E, recentemente, a Educação Ambiental é a maior responsável pela construção do conceito do que é ser cidadão.

A revolução ambiental das últimas décadas mexeu com todas as áreas de nossa vida, colocando a cidadania numa dimensão rica e bastante abrangente. Hoje, a cidadania é uma questão que ultrapassa qualquer fronteira nacional e cultural. O movimento ambientalista mostra que o cidadão moderno é aquele que tem uma atuação planetária.

Cidadania ambiental quer dizer participar ativamente no meio onde se vive, resgatando direitos e promovendo uma nova ética capaz de conciliar a natureza e a sociedade.

Para desenvolver essa cidadania é preciso refletir diariamente sobre nossas atitudes e comportamentos na proteção do meio ambiente, contribuindo para a conservação de todos os lugares onde a vida nasce e se organiza.

Todos nós precisamos auxiliar as pessoas ao nosso redor, as ONG’s, os órgãos públicos e as empresas privadas, reconhecendo a necessidade de vivermos em harmonia com a terra, as águas, as plantas, os animais e todas as demais formas de vida.

Ser um cidadão nos dias de hoje implica em estar motivado e comprometido com o meio ambiente. É empenhar-se individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais que nosso planeta enfrenta.

Seja um cidadão planetário e assuma suas responsabilidades frente à construção de um mundo sustentável !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 399, p. 15, de 28/01/2011. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 13/12/2010
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T2669269
Classificação de conteúdo: seguro