Educação Ambiental em Ação

Tem sido cada vez mais freqüente a divulgação de desastres ambientais e crimes contra a natureza, como por exemplo, poluição de rios e lagos, derramamento de petróleo, matança de baleias, desmatamento ilegal e tráfico de animais silvestres.

Todas essas noticias tristes nos deixam perplexos e revoltados pelos prejuízos que essas agressões causam à natureza e à qualidade de vida da população em geral.

É justamente para tentar combater esse tipo de problema que surgiu a Educação Ambiental, como uma ferramenta fundamental para a mudança de comportamentos em relação ao nosso planeta.

A Educação Ambiental busca sensibilizar as pessoas para que elas mudem suas atitudes e posturas em relação ao meio ambiente.

Diversos exemplos têm demonstrado que cidadãos sensibilizados e bem informados desempenham um importante papel para a preservação da natureza.

Cabe lembrar que educar não é um processo rápido, nem surte efeitos da noite para o dia, pois é preciso conscientizar e alterar hábitos e costumes enraizados há muitas gerações, o que implica num trabalho contínuo e intenso.

A Educação Ambiental propõe a construção de uma sociedade diferente, um lugar onde todos tenham oportunidades iguais; onde todos possam usar os recursos à sua volta sem comprometer as possibilidades de pessoas de outras comunidades, quer seja da geração presente ou daqueles que ainda irão nascer.

Para isso não existe fórmula mágica. A construção de um mundo melhor é um trabalho de formiguinha, do tipo em que cada pequenina ação realizada por nós se soma aos esforços de outras pessoas e com o passar do tempo gera um grande resultado.

É isso que a Educação Ambiental propõe. Cada cidadão deve ser um agente transformador de sua realidade, visando a busca desse sonho maravilhoso: um mundo sustentável !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 395, p. 15, de 31/12/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 13/12/2010
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T2669262
Classificação de conteúdo: seguro