EM SOLIDARIEDADE /EM RESPEITO A VIDA AOS ANTEPASSADOS/IRMÃOS PARENTES E AMIGOS

“ VIDA=NASCIMENTO=CRESCIMENTO =PASSAGEM= VIDA”

Sob Diversas ‘Leituras”,memória que não se apaga, Espíritos que Nunca deixam de viver em Nós.Pais, Mães, Filhos, Inocentes Vidas “ceifadas”, Saque na Alma de todos, rupturas que se Não se refazem..mas SE FORTALECEM COM AS MARCAS PROFUNDAS POR SÉCULOS E SÉCULOS.

“LIDAR COM OS VAZIOS” NA ALMA” RENASCER À CADA NOVO AMANHECER PARA ALÉM DA VIDA, SABEDORIA DE NOSSOS AVÓS QUE NOS MOSTRA MUITA FORÇA E DETERMINAÇÃO EM CELEBRAR A VIDA Á CADA SEGUNDO, EM CELEBRAR E NÃO DESISTIR JAMAIS..EM CONEXÃO COM A TERRA, SABEMOS QUE NADA SE ENCERRA !

“Cada Nação indígena possuía( E POSSUI) crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.”

Notícias sempre importantes que façamos ontem, hoje e sempre reflexões e orações..Listamos algumas,em Respeito aos Ancestrais sempre, a Terra e seus filhos:

(http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=6405:133-anos-da-morte-do-heroi-indio-do-nebraska&catid=93:direitos-nacionais-e-imperialismo&Itemid=106

“No dia 5 de Setembro de 1877, no estabelecimento prisional americano de Camp Robinson, no estado do Nebraska, um índio foi morto por um guarda do exército federal.

Para o criminoso, o ferido de morte em causa era apenas mais um índio. Para os índios da tribo Lakota, aquele que acabava de cair, era Tasunka Witko ou Crazy Horse, herói das batalhas de Rosebud e Little Bighorn.”

As mortes por policiais de jovem Mapuche como Matias Catrileo , Alex e Lemun Jaime Collio é um sinal de políticas repressivas ..INJUSTIÇA,PERSSEGUIÇÃO.

A disputa por terras provocou a morte do índio da Tribo Pataxó. José de Jesus Silva (de 37 anos), atingido por um tiro pelas costas. O crime aconteceu por volta das 20 horas do último sábado .

A Morte de Galdino e tantos irmãos e irmãs Guerreiros e Guerreiras ,crianças,avós,nos deixam sem palavras e sem condições de listar aqui.Vivem em Nós todos os que partiram, como SEPÉ TIARAJÚ , Marçal Tupã e tantos irmãos (@s).

Na verdade este texto, hoje, no dia de FINADOS,que é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram, o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca, nos manifestamos para agradecer pela Vida, e reverenciar aos nossos Antepassados, Ancestrais, todos os dias de nossas vidas, ontem, hoje e sempre.Entender que existem muitas formas de Morte que vivenciamos à cada fração de segundo, frutos de Violência social, Frutos de ignorância,INSANIDADES HUMANAS,aquelas Mortes que nos são imputadas, por absurdos sociais, leis que não se cumprem , decretos que impedem nossos Avós, por exemplo, de exercerem com dignidade seus direitos,pois para Sociedade dita ‘ORGANIZADA E CIVILIZADA, pessoas com mais de 75 anos, não são mais ‘capazes” à NADA! São obrigadas a acatarem uma determinação de MORTE EM VIDA por um sistema que não lhes “CREDITA” mais RESPEITO Á VIDA! Também há outras Mortes ,como alguns citam: ‘Triste é morrer por antecipação também..em VIDA”..PORTANTO VAMOS EM FRENTE!

Não acreditamos que se possa “esquecer as tantas perdas” já sofridas, as lembranças, a saudade rasgam a Alma, e se sofre sim..e se tem o direito de viver cada um o luto, ao seu modo,dentro de suas crenças, de sua Cultura e Tradição e assim Respeitamos e enviamos aqui, nosso Mborayhu, Amor, Pyaguapy, PAZ, de todo coração, com irmandade e Fraternidade em Solidariedade à todos , por Todos os seus que se foram desta vida, e pelos que estão por aqui, pois com certeza, os desafios não cessam e é preciso se Cuidar muito, da Vida em todo os aspectos. Também a VIDA da TERRA que nos cuida e mantém VIVOS!Ao SOL, que nos aquece , nos nutre nos fortalece, Toda Criação.

Aos meus Antepassados, Ancestrais, irmãos Parentes e Amigos

Muita Paz

Pyaguapy

Fiquem com Tupã

Epytá Porã

Killa
Enviado por Killa em 02/11/2010
Código do texto: T2592735