ÀS VÉSPERAS DE MAIS UMA ELEIÇÃO

ÀS VÉSPERAS DE MAIS UMA ELEIÇÃO – FAÇAMOS ALGUMAS REFLEXÕES, SE POSSIVEL EM CONJUNTO

Uma Boa Tarde à Todos(as), Avós, irmãos, Parentes ,Amigos..

Não temos a pretensão em tecer “julgamentos”, e não somos por “UM” partido, ou “UM” candidato(a), somos, pelos Coletivos .

Estamos às vésperas de mais uma Eleição (Talvez a mais significativa)de grande importância. sSmos chamados à votar e delegar aos cidadãos, Políticos deste nossos País, nossas vidas e as vidas de muitas gerações ,além das nossas.

Pessoalmente, carrego no mínimo “duas” visões de Política dentro de mim.

A Política exercida no formato da Sociedade Não Indígena e à Política exercida pelas Nações Indígenas e impressa no Modo de SER das diversas etnias presentes neste Brasil e no Mundo, com a qual me identifico de Coração e Espírito, sendo predominantemente, Mbya Guarani o fio Ancestral aqui.

A Leitura “Não Indígena” parte de bases que sinceramente, tenho sérias “ ressalvas”, pois ao avaliar o modo como se portam “os Políticos”, neste nosso País ,pela falta de palavra, pelo modo “omisso”, escuso, sombrio de SER, entre outras agravantes quanto o “Caráter que Norteia” o exercício da Política neste Brasil, sinceramente acredito que a Nação Brasileira se sente algemada, e refém dos mandos e desmandos e da falta de transparência que IMPERA por aqui, mas não deixamos de ser Responsáveis por tudo que está aí, afinal, Nós somos os “Eleitores” e também somos os cidadãos e filhos desta Terra , nossa Mãe, portanto, nos compete cuidá-la!

Toda “regra tem sua exceção” e é claro que temos Políticos que antes de serem “POLÍTICOS”, manifestam sua autêntica e genuína condição Humana e mostram sua sensibilidade, pensando e buscando FAZER, de forma Coletiva, pelos Coletivos .

Ontem, no debate da Globo, creio que cada um tirou suas conclusões claramente, mas...e AGORA? Que fazer? Não podemos, tampouco queremos ser mais realistas que “O REI”, sobretudo porque também existem ‘conceitos” de REINADO, de REINANTES, de SERVIDORES, OU SERVIÇAIS, OU ESCRAVOS, OU ESCRAVIZANTES, OU ESCRAVIZADOS e nisto, cada um deve saber o como proceder, bem como suas reais responsabilidades no cenário de suas vidas e “DA VIDA” como um todo.

Não nos agrada os que irão governar”, não assumindo efetivamente sua palavra, aliás, muitos descumprem com tamanha naturalidade à sua PALAVRA, que esta vem em descrédito há algum “TEMPO”, como muitos “outros” valores.

As Nações Indígenas sempre se fundamentaram na PALAVRA(oralidade) como algo muito forte, SAGRADO e que exige muita responsabilidade ao ser “empregada”. Também , as Nações Indígenas, não nutrem o hábito de apontar dedo diante de “um adversário”, quanto mais de um Conselho que deve ser Respeitado como CONSELHO DE SÁBIOS, tampouco cuspindo palavras, debochando, ou desfazendo de algo, ou alguém, para chamar atenção sobre si...E, muitos dos Políticos assim procedem para se enaltecerem e captarem “votos”..Mas, me perdoem franqueza...”CREIO QUE VOTOS”, podem até conseguir, mas Voto de Confiança, está difícil de se conceder!!

Não vamos aqui emitir um parecer sobre este ou aquele (a), pois não se trata de julgar quem é o melhor, ou pior, jamais , mas sim REFLETIR sobre o que está sendo proposto e por quem..

Quais são as clarezas? Qual o candidato (a) que consegue passar autenticidade, franqueza, equilíbrio em sua forma de PENSAR, FALAR E AGIR..Qual a conduta deste Guerreiro (a), ao longo dos tempos? Com que causas está ‘ENVOLVIDO” e COMPROMETIDO? Como se apresenta diante dos seus irmãos?

Olhemos bem!!! Sintamos...observemos profundamente...pois estes serão os que irão estar ,nas mais diversas instâncias, NOS REPRESENTANDO!

Sabemos que Ninguém é INFALÍVEL, mas que sejam Respeitados os Direitos , os Deveres, seja Respeitada a VIDA, justa,digna para Todos!! Sejam Respeitados os Códigos de ÉTICA e nisto, é preciso se REVER, quais são este Códigos..Partem de regras de “outros”, ou carregamos dentro dos nossos Corações e Espíritos como algo que é NATO do SER? Mas, quem foram os professores neste caminho? Precisariam ser LEMBRADOS? Foram destruídos ?? Vivem? Sobrevivem?

Nossa intenção aqui é igualmente e tão somente, REFLETIR sobre tudo que está aí! Queremos Mudanças! Queremos que haja PAZ,buscamos FAZER nossa parte e estamos abertos á compartilhar, aprendendo em conjunto, para que todos possamos construir juntos, UM NOVO AMANHECER que será para nossas crianças um Mundo claro..onde elas RESPIREM!

Assim...nos despedimos por hora..desejando UMA BOA VOTAÇÃO CONSCIENTE Á TODOS!

QUE SEJA O MELHOR PARA TODOS OS BRASILEIROS, BRASILEIRAS DE TODAS AS ETNIAS, CULTURAS E TRADIÇÕES!

Agradecemos

Liana Utinguassú

Killa
Enviado por Killa em 01/10/2010
Código do texto: T2532427