A Natureza Humana

A cada dia me convenço mais de que Maquiavel tem(ou tinha) razão-não que isso me agrade...Mas parece que ele expôs ao mundo a mais pura verdade: os homens são desprezíveis,ingratos,simuladores,covardes,vulneráveis e ambiciosos.

Capazes de esquecer mais rápido a morte de um familiar que a perda de seu patrimônio.

No amor e na política são necessárias boas armas. E sorte não basta,é preciso ter coragem,valentia utiliza-se de astúcia.

Não há no mundo uma só pessoa 100% boa.Poucas são as que alcançam os 50%.

No amor e na guerra vale tudo!Não? Pelo menos é o que dizem.

Ai entra a experiência,aquele com maior conhecimento e vivência,sempre estará um passo na frente.Podemos fazer nossos próprios caminhos a partir dos que já foram trilhados,até porque parece que todos já foram percorridos.Nessa capacidade se reconecem os grandes homens.

A indiferença é a tísica da sociedade.Inicialmente sem sintomas específicos,quase uma gripe;mais com sintomas evitentes e cura improvável,pra não dizer impossível.

Remédio...qual seria o remédio?

A inocência,a prudência,a solidariedade,o "amor"(se é que somos capazes),as leis,a paciência,a atenção,...A MORTE?

A individualidade não é questão de vontade ou maldade,é natural.O que realmente importa é como nos sentimos.

farei o bem se isso me fizer bem.Aos queridos,porque se eles estiverem felizes,por tabela eu também estarei.

Aos necessitados pois isso me leverá ao céu.Nunca farei o bem se de alguma forma tiver que sair prejudicado.

Inevitável!

Se são maus por natureza,não sou capaz de afirmar.

Um sábio de nosso século(aliás um conhecido meu)ousou dizer por vezes que nascemos ateus.Posteriormente nos ensinam-ou obrigam,não sei;a acreditar em um Deus(que não cabe a mim questionar ou não a existência)e a escolher uma religião.

Se o Homem nasce ateu também nasce bom.Aprendendo com o tempo e ajuda "genética",a ser como seus antepassados,tornando essa condição miserável da sociedade parte dos cromossomos.

De quem é a culpa?

De todos,de alguns,de ninguém,...do infeliz que inventou a propriedade privada,do cretino que criou a moeda,do tirano que se utilizou de escravos,...dos "ratos da sociedade",dos políticos,dos hipócritas,dos insensíveis,...MINHA!

Deve estar a indagar:

"Puta,mais o mundo está uma droga e a culpa é sua?"

Sim,estou vendo tudo e não faço nada para mudar.

Você também não faz?

Então somos dois,é preciso começar!

Se pararmos de reclamar e pudermos abrir os olhos de outros,talvez conseguissemos derrubar as ideias de Maquiavel.

Não é minha,essa pertenção mas, adoro desafios,sou teimosa e me disponho a tentar.

Contudo,como diz minha vó:

"Uma andorinha só não faz verão!"

Obs:Desculpa gente,sei o texto está mal estruturado,com asgumas(ou várias)coisas fora do lugar.Mas entendam que é literalmente um Ensaio,pretendo melhorar(ou pelo menos deixar um pouco melhor do que está).

Robroy
Enviado por Robroy em 28/09/2010
Reeditado em 31/01/2011
Código do texto: T2525549