O ÓBVIO DO ÓBVIO
Realmente enxergar não é tão fácil, principalmente quando temos a pretensão de enxergarmos mais que o outro ou simplesmente acharmos que o outro pode enxergar o que você acha que vê.
Temos que ter a humildade de reconhecer que o outro não tem que enxergar como você. Somos diferentes e graças a DEUS, são nessas diferenças que nos completamos, mas para que isso ocorra existem regras, uma delas é nunca acharmos que tudo é óbvio, lembre-se, nem todos enxergam como você, ser sincero é uma qualidade, mas tem formas para se dizer determinadas coisas, o outro pode enxergar como grosseria, como descaso, como total falta de respeito, ninguém é obrigada a ter a mesma visão que você.
Mas parece que o discurso que muitos fazem não é a realidade de sua vivência, expor sua posição diante do que considera como verdade é importante, mas será sua verdade única? Muitos concordarão com sua opinião, outros já discordarão. Colocar-se na pele do outro não é tão fácil como um discurso, às vezes é pura teoria, ser cobaia de si mesmo não é simplesmente fazer experimentos isolados dentro de um laboratório particular, é provar isso na prática.
E então devemos estar atentos a ajudar e nunca agir antes de ter certeza, certeza de que o outro pode ter uma visão mais solidária que a sua, de que outro pode não enxergar com tanta clareza o que lhe parece tão óbvio, certeza que você não é o dono da verdade, certeza de que algumas atitudes ”ações”, não pensadas provavelmente determinarão o fim de algo em sua vida e felizmente o começo de outras.
Pois a vida é um grande aprendizado, o que enxergamos de um jeito em um dia considerado ruim, pode sempre transformar-se em algo positivo, basta à forma que as vemos.
JANE MARTINS
Tudo tem forma e ângulos distintos, basta à forma que as vemos.
Aprendi a ver a vida de uma posição em que ela me inspire,
Impulsione-me para que eu nunca desista! ( Do texto – VISÃO HOLÍSTICA)