Áreas Verdes

É certo que nossa cidade, como qualquer outra cidade moderna brasileira, com seus inúmeros problemas, não visualiza a necessidade de áreas verdes, praças, parques e jardins como um simples elemento urbanístico destinado ao embelezamento, pois o almejo desses espaços verdes vai bem além.

As áreas verdes servem à ornamentação dos espaços urbanos, mas tem função bem mais ampla, servindo como uma necessidade higiênica, de recreação e mesmo de defesa e recuperação do meio ambiente.

A arborização de vias públicas e a revitalização de espaços verdes, além de tornarem o ambiente urbano mais belo e agradável, são também fatores de atenuação de ruídos, de fixação e retenção do pó, e da melhoria da qualidade do ar, especialmente considerando o cheiro e a umidade.

Assim, a Prefeitura deve implantar ações específicas por meio Políticas Municipais dos Espaços Verdes, que devem unir a proteção da natureza com os serviços de urbanização, trazendo um pouco de ecologia para nosso mundo artificial de asfalto, concreto e vidro.

Portanto, é preciso haver integração entre as ações de regularização urbana e fundiária e investir na manutenção e recuperação da qualidade ambiental de nossa cidade, o que implica, entre outras coisas, na ampliação e conservação de praças, parques e jardins.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 381, p. 15, de 24/09/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 16/09/2010
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T2501625
Classificação de conteúdo: seguro