Busca da verdade cap.I

João – O que estais pensando, Pedro?

Pedro – Matutando...

Jo – Sobre o que? Diz pra nós.

Pe – Sobre o que é a verdade.

Jo – E o que é a verdade?

Paulo – Contrário de mentira, ora.

Pe – Eo que é mentira Paulo?

Pa – O que não é verdade.

Pe – Então verdade é o que não é mentira mas o que é um e o que é outro?

Pa – Verdade é o que existe, o que não faz mal, o que se sente, o que se vê...

Jo – Exemplifique.

Pa – É verdade que o sol aquece.

Jo – Sim

Pa – É verdade que todo dia anoitece.

Pe – Mas isso é o óbvio.

Pa – Sim, mas existem muitas outras verdades.

Jo – Como assim? A verdade não é uma só?

Pa – Não, porque a minha verdade pode não ser a sua e a sua pode não ser a minha.

Jo – Como assim?

Pa – Para um cristão é verdade que Deus existe e criou tudo que existe, já pra um ‘ateu’ isso não é verdade.

Pe – O que? Não é verdade que Deus existe?

Pa – Para alguns sim mas para outros não. Para o cristão Jesus é filho e Deus mas para o judeu não.

Jo – Mas isso é blasfêmia, heresia.

Pa – Para o cristão sim mas para o judeu é normal como também para o muçulmano, para o hinduísta, o budista, para o ‘ateu’, dizer que Jesus não é Deus.

Pe – Verdade!!!

Jo – Então essa é a verdade?

Pa – É uma verdade mais ampla, num universo onde há muitas verdades.

Pe – Mas não há uma verdade única, primeira? Máxima...

Jo – Pode ser.

Pa – Embora Deus seja a verdade mais ampla uns preferem o acaso pois se dizem ‘ateus’ embora tenham seu ‘deus’ particular.

Pe – Então partimos de duas verdades...

Jo – Talvez, mas uma só é a verdade, existe um Criador. Para muitos ,Deus, em suas várias versões e nomes para outros o acaso.

Pa – Vejamos, a verdade está no dia a dia e principia dessa verdade maior.

Pe – A liberdade é uma verdade do dia a dia? E o amor, a guerra, a paz...

Pa – São verdades que partem ou não da verdade primeira embora para alguns não seja a principal verdade.