Você compreende?
Analisando a breve historia do século xx não posso deixar de me perguntar até quando o homem vai continuar a incessante busca por armas mais desenvolvidas?
Como um ser dotado de razão pode perder seu tempo no desenvolvimento de formas de matar seus semelhantes?
Não é de hoje na historia da humanidade que dizem que a luta é necessária, guerras sempre fizeram parte da historia, mas guerras são necessárias a quem?
Todos não são humanos, todos não tem sonhos, realizações, anseiam por algo?
Mas a situação atingiu um novo patamar, com o século xx foram desenvolvidas armas para destruição em massa, antes o homem se enfrentava cara a cara, nos campos de batalha mas hoje a coisa se tornou tão fragmentada que um físico desenvolve a arma, um governante decide se autoriza o ataque e um general escolhe o alvo. Como algo sobre a vida humana pode ser decidido dessa forma, ética e moralidade deixaram de existir na pratica, pessoas podem ser vistas como alvos enquanto dormem em sua casa, minutos apagam bairros, famílias.
Tem que ser chamada a atenção que uma bomba não pode matar “milhares”, e sim dar cabo a existência de muitos seres singulares, com memórias, paixões, sorrisos e sonhos, não se pode generalizar algo como o ser humano que ao mesmo tempo que são tão iguais por suas formas e ambições são tão complexos na sua interioridade, esse afastamento da comunhão, distanciamento da semelhança é a grande doença da modernidade, não que em alguma outra época vivíamos em uma sociedade perfeita , e sim que não tínhamos acesso a ao grande fluxo de informações como hoje em dia, com a globalização temos acesso a quase todos os pontos do mundo, podemos nos comunicar com alguém do outro lado do planeta em segundos mas toda essa tecnologia não aproximou ninguém e sim afastou cada vez mais pois os diversos choques de cultura foram focados apenas nas diferenças, ninguém olha um estrangeiro e vê em que pontos somos iguais e sim o foco sempre se dá nas diferenciações.
Em uma guerra povo se vira contra povo, mas que povo é esse que muitas vezes pode nunca ter sido posto frente a frente ? A maior doença causadora de guerras era a religião, hoje em dia ela continua sendo um câncer no seio da humanidade, mas não é apenas isso hoje em dia qualquer disputa entre poderosos pode ser passado a minoria e pronto como na guerra dos 30 anos tudo se confunde ninguém sabe nem ao menos pelo que se luta nem de que lado se esta e sim apenas que vencer o adversário é o objetivo, mas que adversário ?
O homem luta contra ele mesmo, luta contra seus fantasmas interiores, contra o mundo, só poderá se chegar a uma sociedade justa quando for banido os muros de nações, a diferenciação de raças, quando o homem ao invés de olhar onde o outro vive, o que o outro veste e come, olhar para dentro de si mesmo, sem barreiras e preconceitos e perceber que todos são iguais, todos tem a mesma capacidade, e que acima de tudo dividimos o mesmo teto, independente de cor classe ou religião todos sangramos e morremos, choramos e rimos, amamos e sonhamos.