PEQUENOS TEXTOS DO LIVRO" CASSARAM ARS CEROYLAS"

O Coronel A.Junior é um homem de estatura alta, cabelos negros como a graúna........

.......Ele tem a mania de colecionar ceroulas.Para cada ocasião, usa uma da sua coleção........

A multidão que acompanha o enterro do velho cacique, sabe que o coronel, embora vestindo um terno azul marinho, está de luto.Basta verificar no seu ombro esquerdo uma estrela de fitas pretas afixada. É o luto oficial dele: Usar ceroula preta.........

...A casa do Carlos Limoeiras está quase que superlotada.....

....pequeno ,mas grandioso rio, cujo nome é Corrente,nasce para o sertão....

....É neste rio que o mestre Cachoeira vai navegando o seu leme através do leito frio.Às vezes silencioso: às vezes barulhento, dependendo da correnteza ou dos remansos, que tomam forma de couve-flor ou de hélices, que espalham espumas e que se chocam contra as margens férteis, formando pequenas maretas correntes. O chuá dos remos ao tocarem as águas cristalinas, forma uma melodia constante e uniforme.......-Thimbum,chuá..Thimbum,chuá...

Mestre Cachoeira, enquanto o leme vai singrando as águas correntes do rio, observa as borboletas multicoloridas que voam e pousam e sugam e abrem as asas sobre as flores, cujo néctar é o mel de suas vidas......

..Após terminada a semana da festa do Divino Espírito Santo, Santa Vitória volta a sua vida normal,embora viva em função da eleições para prefeito......

..Duas semanas já se passaram e o episódio da morte do novo delegado ainda está vivo na memória dos Santa - vitorienses.......

.. O major Altenório foi nomeado secretário geral do município, braço direito de Areias Junior e também o homem forte do partido.....

...A última decisão será o plebiscito a ser realizado para ver se os habitantes de Santa Vitória aceitarão ou não a mudança do nome de Santa Vitória para um novo nome, mais pomposo!............

....Sentados no parapeito da ponte que dá acesso à Praça dos Alfonsos,onde fica o mercado Municipal, o Coronel Rozinha,o jornalista Nogueira,o Dr.Gregório, o médico Delveny e o Poeta Novais Neto tecem alguns comentários relacionados às atitudes administrativas do A.Junior..........

...Até o ensino possui grupos definidos: As Escolas Reunidas e o Colégio Comercial, são comandados pelo lado católico....O Colégio Popular Oliveira Magalhães,é comandado pela professora,Dona Rosa Magalhães,que representa o lado protestante, comandado pela família Castro e o Mestre Guarany.......

... Pelas mãos de Dona Rosa alguns notáveis passaram por elas: O Deputado Adão Fé Souza, Clodomir Morais, Jehová de Carvalho, Osias de Almeida, poeta maior da cidade, tio do poeta ,Novais Neto....

..Situado na Praça dos Alfonsos, construído aos moldes coloniasi, possuindo quatro lados iguais,uma entrada e saída para cada um com portas de esteiras de aço e,internamente sustentando os telhados, um quarteto de quatro colunas roliças construídas de alvenarias. A armação que sustenta o telhado é algo parecido como uma oitava maravilha do mundo, quando vista com os olhos de artistas. Uma obra fantástica, como disse certa vez um locutor da rádio Nacional de Brasília, qua ao voltar do Coribe, com destino à Capital Federal, teve a felicidade de adentrar no Mercado Municipal de Santa Vitória,que é um ponto de encontro de velhos amigos e o maior centro de armarinhos da região....

..Rebateu Cícero de Ferreirinha- Onde já se viu Pedro, adicionar milho para torrar junto do café para obter maior quantidade!....

.....Pedro Almeida sorriu e, como é uma pessoa muito brincalhona ,apenas se limitou a dizer: - É claro meu caro,tenho que atrair a minha clientela,deixá-la satisfeita e compensar o meu lucro,já que o milho é mais barato e não tem efeitos colaterais......

....Santa Vitória do Corrente foi escolhido com isso estaremos preservando o nome original da nossa cidade e, também, homenagearemos o nosso rio, onde tudo começou. Obrigada. A professora Sara, ao terminar a sua justificativa do porquê da escolha do nome, é aplaudida efusivamente.....

.....Na minha paróquia foi escolhido o nome de :Santa Aparecida da Vitória , mantendo assim o nome original e também homenagear a nossa Mãe Aparecida e quem sabe, transformar a nossa cidade em uma cidade de romaria. Padre Ilhéus também é aplaudido ao término da defesa do nome escolhido pela comunidade católica.....

....O nome mais votado pelos alunos do Colégio Popular Oliveira Magalhães ,foi: Porto da Santa Vitória. Voltaremos às raízes, manteremos o nome de Santa Vitória e homenagearemos o nosso escritor Osorio de Castro- Ao terminar, o professor Jairo é aplaudido por mais de cinco minutos sem parar;Não se sabe se foi pelo nome escolhido ou se foi pela verbe histórica declinada tão pedagógica ....

.....vestindo calças branca, camisa listrada´, se assemellhando com o grande Amacio Mazaropi, o poeta Novais Neto, usando um chapéu de feltro, gravata borboleta azul marinho,talvez concorrendo com as ceroulas do Coronel A.Junior, usa uma maneira singular para defender o nome escolhido pelos Santa-Vitoriense espalhados por todo o Brasil, recitando um poema:- Maria a Santa das Vitórias ....Que de teus filhos guarda memórias – Pessoal, o nome escolhido foi ” Santa Maria da Vitória”.....

... Novais Neto além de ser aplaudido por muito tempo, os gritos de Santa Maria da Vitória ecoam em profusão por toda a multidão presente à cerimônia. A Fila Harmônica Seis de Outubro, até então silenciosa, começa a tocar o dobrado, Glória Vitória vamos cantar e alegrar agora, e o povo a cantar em uníssono: Glória Vitória,vamos cantar e alegrar agora,Gloria! Glória para Santa Maria da Vitória!...

.. Depois de horas de votação e de apuração ,o secretário Antonio do Bó anuncia: Santa Maria da Vitória foi o nome vencedor.....E o coronel A Junior fica feliz da vida!

..Cheio de curiosidade e intrigado com esses mendigos que passam quase que religiosamente pela Teixeira de Freitas todos os dias ou quase todos, o Poeta Novais Neto,convida o professor Jairo, o Coronel Rozinha e o jornalista Nogueira Cruz,para juntos seguirem tais mendigos e descobrirem o que tanto fazem lá para as bandas do Malvão....

Obs. O livro ainda está em fase de rascunho sine die para terminar.