QUEM É CERTO?
NÃO SOU PÓLÍTICA, NÃO GOSTO DA POLÍTICA, MAS DEVO SER POLÍTICA.
NÃO TEMOS OPÇÃO. OU SOMOS OU NÃO SOMOS. PORQUE DEVEMOS SER POLÍTICOS, ENTÃO? POR QUÊ SOMOS POLÍTICOS QUANDO FAZEMOS NOSSAS ESCOLHAS.
SEMPRE HOUVE POLÍTICA VISTO POR UMA ÓTICA CONSTITUCIONAL. A POLÍTICA FAZ PARTE DO PODER, DAS ESCOLHAS DOS PARTIDOS QUE SE PRETENDE FORMAR. DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ E POR QUÊ! NENHUMA ESCOLHA É A MAIS CERTA OU A MAIS ERRADA.
ESSA COISA DE ESTRUTUTA E INFRAESTRUTURA SEMPRE HOUVE, OU SEJA, TEM OS QUE MANDAM E OS QUE MANDADOS. OS QUE GOVERNAM E OS GOVERNADOS.
IMAGINEM UMA CASA SEM ESTRUTURA, SEM GOVERNO, DE FATO SERIA UMA BAGUNÇA. ASSIM SERIA UM PAÍS SEM UM GOVERNO.
MAS, PASSADOS OS TEMPOS, HOJE HÁ UMA QUALIDADE DE POLÍTICA DIFERENTE DO PASSADO? NÃO. OS INTERESSES SEMPRE FORAM OS MESMOS, GANHAR, GANHAR E MANDAR.
O PODER SEMPRE TEVE VONTADE DE TER E TER MAIS. PERGUNTO: PARA QUÊ TER TANTO SE NÃO LEVAMOS NADA! POR QUÊ JUNTAMOS TANTO E NÃO PODEMOS LEVAR NAS COSTAS NADA? OU SEJA, A POLÍTICA HOJE É VISTA ASSIM: ME DIGA QUANTO TENS QUE EU TE DIREI QUEM ÉS!
SEGUNDO PONTO: SE A PESSOA ENTRA NUMA POLÍTICA LIMPA, ESTA JAMAIS EXISTIU, SERÁ CORROMPIDO MESMO QUE NÃO QUEIRA. O PODER POR SI SÓ FALA. TORNAREI MEU ATÉ OS NÃO MEUS PARA MIM MESMO. A GANÂNCIA FAZ PARTE DESSA CORJA SUJA. DISCUTIR POLÍTICA É PARA QUEM GOSTA, ENTENDE E FAZ POLÍTICA. ME CONSIDERO APOLÍTICA, EMBORA, ME VEJA EM ALGUMAS INSTÃNCIAS SENDO POLÍTICA, NESSE MOMENTO ME DETESTO.
ESSA PEQUENA REFLEXÃO ME LEVA A UM PENSAR ASSIM: POR QUÊ TENHO DE VOTAR? PARA QUÊ SERRVE O MEU VOTO, APENAS PARA SOMAR. SE SOU LIVRE PARA VOTAR, EU VOTO SE QUISER, CERTO? ERRADO. SOU BRASILEIRA, FAÇO PARTE DE UMA NAÇÃO, E, QUANDO PRECISAR PARA FINS DE OUTRA ORDEM SE EU NÃO ESTIVER EM DIA, SEREI VETADA. LOGO MEU BOM SENSO DIZ QUE, VOTE. SOU OBRIGADA A COMPACTUAR COM AS SUJEIRAS DESTA MOLÉSTIA CHAMADA "POLÍTICA CORROMPIDA". NA DÉCADA DE SESSENTA POUCO ME LEMBRO DE MOMENTOS DIFÍCEIS DE MEU PAI. DESDE ENTÃO VEJO A POLÍTCA COM BOSN OLHOS.
QUEM É CERTO? EU, VOCÊ, ELES? NÃO HÁ UM CERTO, HÁ UM AMIGO, HÁ AQUELE QUE ME É CONVENCIONAL POR ALGUM MOTIVO, POR ISSO SOMOS CORROMPIDOS.
QUEM É CERTO?
FAÇA A SUA ESCOLHA CERTA?????