Imagem acima:POEMAGEM DE JAAK BOSMANS

POEMAGENS E JAAK BOSMANS
Clevane Pessoa
Diretora de Comunicação e Curadora de Projetos Culturais na Universidade Planetária do Futuro, Diretora Regional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais(InBrasCI) , Conselheira da Rede Catitu de Cultura, Embaixadora Universal da Paz (CUAP) , Vice Presidente do Instituto Imersão latina, Representante do Movimento Cultural aBrace em Belo Horizonte, Mg



Quando o Poeta Jaak Bosmans propõe-se a criar suas poemagens, não está fazendo apenas ilustração de título, tema ou versos.Acontece todo um trabalho coadunado com seus saberes de pessoa, profissões,  no curso de especialização
" O cinema e a literatura na sala de aula “, na Universidade do Triângulode , MG ou vocações, por exemplo de músico, com incursões pelas artes visuais, televisão e outras mídias. .Descendente de europeus, filho de maestro, o autor embrenha-se por uma selva de idéias, que perpassam por mitologia, ecologia, filosofia de vida.Então, ele reinterpeta-se a cada poemagem.
Além disso, trabalha no photoshop, cada composição imagética para que palavras e cores-ou mesmo no preto e branco- aproximem-se o mais posspivel de sua concepção.Esta, às vezes, é pré-inventada, antes do início do parto, noutras, toma o autor, o artista e o poeta e , durante a gestação, indica-lhe expressões várias.O parto é sempre saboroso, para a degustação do olhar, o mirar da alma, a resposta das decodificações.E quase sempre, deixa uma pergunta no ar, pois Jaak Bosmans não gosta de fechar plenamente as gestalts:deixa sempre uma brecha , para a interação com o receptador, o leitor, o apreciador.
Depois que criou a Poemagem , em 2002, buscando unir a Palavra à imagem, tornada adequada á mesma, Jaack vem sendo imitado, ou , por comodismos, confundido algumas vezes, com web-ilustradores , dos que apanham uma imagem e a colocam sem maiores tratamentos para ilustrar um texto poético ,mas ele debruça a alma experiente sobre a feitura de seus trabalhos, até que se tornem uma simbiose com a palavra, tornada assim , viva .
Ainda assim , ele não se opõe a que o imitem.Guardada a devida paternidade, até gosta de ministar aulas sobre as poemagens , ensinar a fazer.Mas os que acompanham seu trabalho, já o chamam de “pai da PoemagemBrincando na chuva

Até hoje me sinto sorrindo
Descalço nas enxurradas
Das chuvas que me eram brinquedo

Jaak Bosmans12-01-10”
Muitos dos poemas, sem a imagem , poderiam até tornar-se menos singulares, mas com esse que fazer simbiótico, que apontamos, passam a ter significado próprio.
Uma das estilísticas de Jaak Bosmans (*), é inverter conceitos já existentes, como ditados, decretos, para que não haja a ditadura do imposto sem maiores leituras. Também gosta muito de tocadilhos, de subverter a ordem simplista, de fazer aquele tipo de indagação
Que é instigante ou rasgante, mas ainda pode ser simples qual a pergunta da crança, que nos faz repensar.

Pode ser apaixonado e lírico, por exemplo, em:

Respiro-te


Inspiro lentamente toda beleza que te existes.
E expiro em versos que te faço
Todo o poema que és em mim.

Jaak Bosmans 7-2-10


Ou mostrar a alma saudosa da infância inocente, em:

Brincando na chuva

Até hoje me sinto sorrindo
Descalço nas enxurradas
Das chuvas que me eram brinquedo

Jaak Bosmans12-01-10



Pode subverter as mais arraigadas tradições, ao dizer que “a Paz é Azul” e ainda que não basta falar de Paz, levantar bandeiras brancas, mas é preciso lutar por ela.

Ao complementar a palavra viva com imagens onde tudo é importante, das minúcias-quais as nuances de uma cor- ao todo, o produto final, Jaak Bosmans abre janelas para um imaginário que é imensurável, infinito.sair voando por elas ou ter as chaves das portas, depende do ser-no-Outro de cada um.De seu cabedal de informações.Ou, pura e simplesmente, da sensibilidade.


No momento,o poeta é o Presidente da Academia Arthur Bosmans, nome de seu pai, braço importante da Universidade Planetária do Futuro , onde também escreve e é Vice Presidente (**) e tem grandes planos culturais para a mesma. Incansável criador,promete um panorama bastante interessante nessas ações pretendidas .

Suas poemagens são publicadas em muitos blogs e sites da Internet.Uma festa para o olhar cansado de mesmices.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Psicóloga,artista plástica, poetisa e prosadora.