A Bíblia não nega a evolução.

Sabemos que nos muitos séculos de cristianismo, muita tradição surgiu e ocupou o lugar do ensinamento bíblico autêntico. Por isso, para compreendermos a mensagem bíblica, em sua essência, precisamos limpar nossa mente dessas tradições e tentar ver o texto bíblico dentro da ótica de seu autor original.

Se a bílbia foi inspirada pelo Espírito-Santo, como dizem, sendo ele uma das faces de Deus, então, possivelmente, deve ter revelado coisas que ninguém durante todos esses séculos poderia entender, a menos que alguém tivesse a informação necessária pra isso, mas, felizmente, a ciência trouxe informação a todos nós, hoje.

A ciência, em si, não desmente a Bíblia, como muitos pensam, mas apenas a explica. Alguns cientistas é que querem desmenti-la, mas não a ciência.

Diante disso, antes de entrar no assunto evolucionismo bíblico diretamente, gostaria de tentar explicar o que pude entender sobre a postura de Deus expressa na Bíblia, para assim, em seguida, deixar claro o ponto central de nosso estudo: que é mostar biblicamente que a evolução das espécies já foi revelada pela Bíblia há alguns milênios atrás.

Não pretendo explicar dogmas cristãos aqui, como: fé, salvação, pecado, etc. Caso mencione algum dogma e isso o confunda, caro leitor, fique è vontade pra entrar em contato comigo, terei prazer em auxiliá-lo.

Sem mais delongas, o que penso é o seguinte:

Muitas vezes nós definimos um padrão para as ações de Deus, é verdade que Deus não mente e nem se contradiz, mas isso não significa que podemos deduzir com precisão todas as suas atitudes, porque sua mente vai além de nossa imaginação.

Sabemos que pra Deus fé é tudo. Embora muitos afirmem que obras são o mais importante, entretanto, para Deus, a nossa fé é que nos conecta com ele.

Ex. Para algum cristão que está desempregado, nós sempre dizemos: confie em Deus e vá atrás do emprego.

Orar é ação, oração.

Esse é o padrão que acreditamos que todos devem seguir, indistintamente.

Mas será que essa postura deve ser realmente levada como padrão?

Se o indivíduo desempregado for preguiçoso e folgado, evidentemente ele deve orar e agir, porque quem não trabalha não come (2 Ts 3.10). Sua fé só será demonstrada através da atitude, senão será incentivado em sua inutilidade. No entanto, se um sujeito é acostumado a correr atrás de tudo, sempre agiu pela força de seu braço. Ele será tentado a agir sem Deus. Mesmo orando, sua confiança será, na verdade, em sua capacidade, em seu braço forte. Ele, então, precisa aprender a confiar em Deus, ou seja, para esse indivíduo, especificamente, é possível que Deus não o atenda se ele for correr atrás de um emprego, porque sua atitude não será por fé.

Isso significa que se for atrás do emprego, não o conseguirá? Sim, é possível que consiga seu emprego, mas sem Deus. Por isso, sua chance de sucesso será uma total incógnita. Com Deus, porém, seu sucesso seria uma certeza.

Na Bíblia também vemos duas situações semelhantes entre si que exemplificam muito bem isso que acabei de dizer, porque também se referem a circunstâncias semelhantes, mas com a ação de Deus diferente em cada uma delas.

A Bíblia conta a história de dois reis em desvantagem com o inimigo sendo que, caso lutassem, perderiam vergonhosamente. Porém, com a benção de Deus, um foi e enfrentou o inimigo, saindo vitorioso. O outro não lutou, mas Deus lutou por ele.

1º exemplo: O rei Josafá estava diante de um conjunto de inimigos: Moabe, Amon e alguns meunitas. Eles juntos eram muito mais poderosos que Judá, mas Deus estava com Josafá, por isso o próprio Deus os destruiu. Josafá não precisou lutar (2 Cr 20.15-17).

2º exemplo: O rei Acabe, em uma situação idêntica a de Josafa, ou seja, também estava em absoluta desvantagem diante do inimigo, neste caso a Síria, muito mais forte. Mas Deus disse para que lutasse, porque sairia vencedor (1 Rs 20.13). E venceu.

O que isso tudo tem a ver com o nosso tema?

Tem tudo a ver, pois o que quero deixar claro é que cada caso é um caso, apenas isso. Deus sempre age com inteligência, seja para mostrar seu poder, mostrar seu amor, ensinar algo e etc. Ele sempre age de acordo com a situação e o personagem envolvido. Diante disso, creio firmemente que a Bíblia é planejada de forma metódica conforme cada público e conforme cada época também, porque quem a escreveu foi alguém com um profundo conhecimento sobre a mente humana.

O livro de Gênesis e o livro de Jó são os livros mais antigos da Bíblia (e recheados de aspectos científicos) e foram escritos por volta de 1.500 a.C. Naquela época a humanidade mal sabia contar até dez. Como a mente desse pessoal poderia compreender a complexidade da criação ou da ciência, se a ciência praticamente ainda engatinhava?

Gêneses, em minha opinião, é um relato literal, mas simplificado da criação. Deus apresentou aspectos físicos e espirituais ao mesmo tempo para pessoas que não poderiam entender nenhuma das duas coisas, por isso nem tudo foi compreendido em tempos passados, mas, muitas coisas, podemos entender hoje.

Muita coisa foi escrita expecificamente para nós, hoje. Para algumas coisas na Bíblia, nós, no presente, somos o público alvo.

Concorda que a terra não é o centro do universo?

Mas diziam que a Bíblia afirmava que a terra era o centro do universo, não foi assim? Queriam colocar Galileu na fogueira da inquisição por causa disso, não é?

Por que demoraram tanto tempo a aceitar que a terra não era o centro? Porque achavam que aceitando, manchariam a sua fé e ofenderiam a Deus.

Mas, realmente ofendeu?

O apóstolo Paulo nos orienta a refletir sobre tudo e reter o que é bom (1 Ts 5.21). Ele nos disse isso, pois podemos aprender muitas coisas úteis com outras pessoas, também.

A Bíblia não ensina medicina e por isso a medicina é do diabo? Sabemos que não.

Muitas vezes nosso entendimento de Deus é desenvolvido pela tradição e não pela Bíblia, necessariamente. Galileu disse que a terra não era o centro do universo, mas a tradição (e não a Bíblia) dizia que era.

Alguns evolucionistas (nem todos) enganam-se quando dizem que Deus não existe, mas Deus existe e se revela a quem acredita nele (Sl 25.14) Mas qual o problema em afirmar que após Deus definir o começo de tudo, ele permitisse que sua criação evoluísse? Em que isso ofende a Deus? Deus deixa de ser Deus por isso?

Se Deus precisasse intervir em sua criação o tempo todo, então ela não seria perfeita.

Sabemos que a criação de Deus é perfeita, tudo segue sua trajetória de modo perfeito e infalível, não é? A terra gira em torno do sol, a lua em torno da terra, tudo firmado em leis inteligentes que Deus criou e que não mudam. A evolução também está firmada em leis que Deus criou e não mudam. É a mesma coisa.

Retomando o que eu disse no início, Deus, em Gênesis, falou de forma simplificada, mas disse tudo.

Podemos ver que em cada dia (ou período) mencionado em Gn 1, surgem espécies diferentes.

Os cientistas definem a ordem de evolução dos seres vivos em eras, as chamadas Eras Geológicas, onde cada grupo de animais surgiu em determinada era até chegar ao homem, que é um dos últimos a surgir. Entretanto, é interessante observar que a ordem em que os animais surgem nas eras geológicas dos cientistas é incrivelmente semelhante à ordem que está no livro de Gênesis cap. 1.

Fantástico!!

Em Gênesis o homem é criado no último momento também.

Por isso digo: somente Deus poderia ter escrito Gênesis, porque só ele poderia saber disso e mais ninguém naquela época. Nem os sábios do Egito, que começavam a surgir naquele período, sabiam disso.

Ninguém poderia saber, só Deus o criador.

Por isso, naquela época, ou em qualquer outra que se seguiu, ninguém poderia ter percebido ou entendido o que Gn 1 queria dizer, entende?

Mas hoje é possível.

Deus deixou sua criação perfeitamente explicada para que, no momento oportuno, todos entendessem.

Então pergunto, por que consideram isso pecado? Foi Deus mesmo quem revelou sua criação, criação é ciência de altíssimo nível, por isso os pastores de ovelhas do Antigo Testamento jamais poderiam entender. Como sabemos, eles pensavam que a terra era plana e o centro do universo, mesmo Deus dizendo que não era.

Isso significa que a ignorância deles era pecado? Não, porque eles simplesmente não tinham como saber. Contudo, nós podemos entender hoje, não é? E estamos pecando ao tentar entender o que Deus disse, de fato?

Devemos estar aptos para julgar todas as coisas e reter o que é bom (1 Ts 5.21).

Deus, em sua infinita sabedoria, compreende que cada caso é um caso, por isso, ele sabe como lidar com cada situação conforme suas características, limitações e sua época de vivência.

Conhecimento não é pecado, ignorância, sim.

Bom, após vermos alguns aspectos bíblicos sobre como Deus se comunica conosco pela Bíblia, agora pretendo acrescentar alguns aspectos biológicos pra facilitar nosso entendimento e em seguida nossa conclusão.

1º - Adão veio do barro?

Na Bíblia não é mencionado em lugar algum a palavra “barro” referindo-se ao primeiro homem e muito menos boneco de barro. O que a Bíblia diz?

Gn 2.7 “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Diz pó da terra, mas o que isso significa? É uma alegoria ou é literal?

Creio que seja literal. Assim como nós, todos os demais seres criados também vieram do pó da terra.

Observe que interessante:

Muitos afirmam que o homem foi o único a ser feito do barro e, por isso, é um ser exclusivo, único e sem similares.

Será mesmo?

Se tivêssemos sido criados de forma exclusiva como dizem, então seríamos totalmente originais, ou seja, nenhum outro ser vivo seria semelhante a nós.

Observe uma vaca e um mosquito, são seres pertencentes a grupos distintos, por isso, são muito diferentes: a vaca tem o esqueleto por dentro, o mosquito por fora; a vaca tem sangue, o mosquito não; os olhos do mosquito são formados por dezenas de lentes, os olhos da vaca são formados por apenas uma lente cada um.

Entende? Seres com origens diferentes são, obviamente, diferentes.

Se fomos criados de forma exclusiva, então seríamos TOTALMENTE diferentes.

Mas, somos?

Uma vaca possui glândulas mamárias; pelos (ou cabelos); é um ser endotérmico (sangue quente); possui um coração de 4 câmaras e possui algo exclusivíssimo no mundo natural, algo verdadeiramente raro, que apenas um grupo entre os mamíferos possue: é a placenta.

Graças à placenta que um pequeno grupo, entre os mamíferos, se tornou dominante: os mamíferos placentários.

Dentre essas características que tornam a vaca um animal biologicamente avançado, existe algum ítem que é semelhante aos humanos ou TODOS eles são?

Isso mesmo, somos mamíferos placentários, assim como vacas, golfinhos, macacos e muitos outros. Nossa estrutura biológica é igual ao de uma vaca, logo, não somos exclusivos.

Mas, o que isso tem a ver com pó da terra?

A terra contém minerais? Os animais contém minerais? Nós temos e precisamos de minerais? Sim, como por exemplo ferro, zinco, magnésio e o cobre.

Somos fruto do solo que pisamos, viemos do pó da terra, assim como a Bíblia diz.

Fiquei confuso agora. Deus criou o homem ou não?

Sim, criou o homem junto com a natureza. O que a Bíblia diz?

Gn 2.7 “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Agora ficou fácil entender, Deus deu “alma vivente” a um ser que teve origem neste mundo, a alguém que já existia, alguém que era um mamífero.

Nem sempre a Bíblia faz distinção entre alma e espírito (se é que existe distinção), mas o que aconteceu foi que algum ser foi escolhido para o passo evolutivo definitivo, que é a existência espiritual. A Bíblia não diz que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus? Mas, Deus tem corpo? A Bíblia não diz que Deus é espírito?

Portanto, nossa semelhança com Deus é espiritual.

Olha só o que diz o livro de Eclesiastes sobre a morte:

Ec 12.7 “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

Está bem claro, não é?

2º - O evolucionismo é bíblico?

Em Gn 1.20-27 está a criação dos seres vivos:

No 5º dia, Deus criou os seres marinhos e seres voadores (traduzidos erroneamente como aves);

No 6º dia, Deus criou os seres da terra e bem no finalzinho desse dia, criou o homem.

Conforme as Eras Geológicas dos cientistas, a vida surgiu primeiro na água e os insetos foram os primeiros seres voadores, num período em que havia apenas plantas na terra. Os demais seres terrestres vieram bem depois e o Homo Sapiens (nós) surgiu a pouco menos de 100.000 anos (em termos geológicos, o homem acabou de surgir).

Dá para perceber a semelhança? É a mesma coisa.

3º - A Bíblia é de Deus?

Dá pra ter dúvida disso?

O desenvolvimento do pensamento evolucionista surgiu a partir do século XVIII em diante, Porém Gênesis foi escrito provavelmente em 1500 a.C.

Como era o homem naquela época?

Bem, mal sabia contar até 10.

Poderia um povo formado basicamente por pastores de ovelhas desenvolver a teoria da evolução com tamanha precisão e ainda separar corpo de espírito a ponto de afirmar que a origem do homem sempre foi a terra mesmo?

É evidente que não foram eles, seria uma “mega forçassão de barra”.

A principal prova disso é o fato de que ninguém, até hoje, havia percebido a evolução das espécies no livro de Gênesis, nem o povo hebreu percebeu e nem os cristãos perceberam. Apenas com as descobertas do homem moderno é que ficou possível entender o que Deus dizia desde o início.

Somente Deus poderia ter revelado isso e ninguém mais. Mas, onde isso foi escrito? Na Bíblia. Nem o escritor bíblico sabia o que estava escrevendo, pois era pura revelação.

Há muitas coisas interessantes na Bíblia, em Jó, por exemplo, diz que a terra está em órbita e descreve um animal que ninguém nunca viu, seu nome é Behemot, sua descrição corresponde a um dinossauro saurópode.

Somente na Bíblia possui coisas que somente Deus poderia saber. Ele criou o mundo, então ele sabe como as coisas são, mas foi na Bíblia que ele descreveu tudo e em mais nenhum outro lugar.

Mas, então por que é tão difícil entender as coisas na Bíblia? Simples, o homem não sabe tudo, quantos séculos foram necessários pra perceber a evolução na Bíblia? A Bíblia ainda menciona coisas que não conhecemos, coisas materiais e espirituais também.

Graça e paz!!

Visite meu blog: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com/