Tombamentos de prédios antigos fazem de Salvador a cidade das ruínas
No dia 08 de julho escrevi em meu twitter @leandroescritor a seguinte frase: O que vale mais: Um prédio velho tombado pelo Iphan ou uma estrutura nova sendo utilizada para o comércio? Salvador, a cidade em ruínas!Nesta data minha vontade era escrever um artigo “metendo o cacete” nesses tombamentos inúteis, mas preferi não polemizar.
Porém hoje (18/07) ao exercitar meu hábito de ler o A Tarde pela manhã encontro a seguinte notícia: “Casarão desaba na Cidade Baixa deixando um morto e 3 feridos”. Não posso me calar diante disso e acho que a sociedade baiana também não deve se calar, porque temos que manter ruínas de pé para conservar história da cidade? Só para satisfazer o ego de meus amigos historiadores e de turistas?
Meus colegas, já estou acostumado a divergir de vocês e ser chamado de ignorante por isso, lembro de quando ainda na faculdade nos primeiros semestres do curso de história disse que deveriam parar com essa besteira de comunismo e socialismo, pois acreditava que essas ideologias nunca iriam vingar em nosso país levantando a ira de vários colegas de turma, sendo chamado de capitalista. Na época respondi: “o livro que estamos lendo temos que comprar, e ele custa R$ 100,00 dando aulas de graça não se compra um desse”.
Sobre o casarão, segundo notícia do jornal, o Iphan já havia autorizado ao município realizar a demolição da fachada lateral e a implantação de escoras para segurar as ruínas, mas por quê não autorizar logo a demolição total? Um dia desses só estará de pé entre a Ladeira da Conceição da Praia e a Ladeira da Montanha no Comércio, o Elevador Lacerda, o resto será ruínas escoradas por vigas de ferro.
Querem preservar o passado esquecendo-se do futuro, precisamos é de uma cidade bonita e moderna e não de ruínas por todos os lados caindo sobre as cabeças de pessoas que não tem onde morar ou que usam esses imóveis condenados como prostíbulos, tenho certeza que será bem melhor para Salvador a demolição dessas ruínas e a construção de edifícios ou casas comerciais modernas.