Planeta Terra: lugar sem igual

Pesquisas recentes têm revelado que existem milhões de galáxias e que cada uma delas contém milhões de estrelas, cometas e planetas. E, segundo estimativas, existem fortes probabilidades de que muitos desses planetas sejam semelhantes ao nosso, o que daria condições favoráveis para serem habitados por nós.

Pode parecer estranho, mas essas informações de certa forma nos levam a pensar no futuro da humanidade. Outra questão recente que mexe com todos é a preocupação que temos com a atual crise ambiental que nosso planeta está passando.

Até pouco tempo atrás se pensava que o nosso planeta era uma fonte inesgotável de recursos, um lugar criado para ser desfrutado sem limites. Nessa visão, o progresso era enaltecido, e se pensava que os recursos naturais poderiam ser usados à vontade, sem problemas. Era consenso geral que sempre haveria um novo espaço a ser ocupado, um novo recurso a ser descoberto e explorado. Assim, não havia a preocupação com as questões ambientais.

A grande novidade da crise ambiental é que ela suscitou a seguinte pergunta: para onde a humanidade está caminhando ??? E a resposta parece ser simples: para um abismo, para uma catástrofe global.

Mas, felizmente, hoje sabemos que a natureza que permite a existência da vida e fornece os bens que utilizamos ocorre somente no planeta Terra. E ela não é infinita; ao contrário, possui limites que, apesar de amplos, já começam a ser atingidos pela ação humana. Não há espaço, ar, água, petróleo, minerais etc. para um progresso ilimitado ou infinito.

Até o momento não há possibilidade de habitarmos a Lua ou qualquer outro planeta do sistema solar, e nem mesmo o mais otimista cientista tem coragem de afirmar que será possível fazer viagens intergalácticas em curto prazo. É certo que esse tipo de coisa permanecerá por um longo tempo como parte apenas dos filmes de Hollywood, pois não podemos habitar nenhum outro planeta que não seja o nosso.

Por isso tudo é que a responsabilidade pela preservação do ambiente não pode ser deixada apenas ao encargo de governos e especialistas, mas tem de ser assumida por todos.

É necessário, portanto, repensar o modo de vida, o consumo, a produção voltada unicamente para o lucro e sem nenhuma preocupação com o futuro da biosfera. Essa é a grande mensagem que o movimento ecológico trouxe para a vida de cada um de nós.

O planeta Terra é um lugar sem igual, o que nos leva a assumir uma postura responsável. Temos que cuidar dele, pois ele é a nossa casa e certamente que nenhum de nós quer perder essa belíssima morada. Pense nisso e passe a fazer parte daqueles que lutam pela sua proteção !!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 387, p. 15, de 05/11/2010. Gurupi - Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 21/07/2010
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T2390782
Classificação de conteúdo: seguro